A fala descrita no versículo acima pode ter assumido ares de déjà vu para Pedro. É possível que a sensação de já ter vivenciado aquela cena tenha passado na mente do discípulo. Déjà vu é uma expressão francesa que significa “já visto” e se refere à estranha sensação de ter visto algo que, em realidade, está ocorrendo pela primeira vez. A ciência tem várias explicações para esse fenômeno, que não tem nada de misticismo. No caso de Pedro, porém, o déjà vu não foi uma falha de seu sistema de memória. Ele, de fato, já havia passado por aquela experiência.
Três anos antes, depois de não conseguir pescar nada a noite inteira, Jesus deu a Pedro uma ordem estranha: “Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar” (Lucas 5:4). Com certo desânimo, mas com respeito, Pedro respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer” (Lucas 5:5).
O resultado desse diálogo revolucionou a vida de Pedro. De forma espetacular, suas redes se encheram de peixes. Ele, que até então não estava convencido de que deveria ser discípulo de Jesus em tempo integral, resolveu abandonar as redes e seguir o Mestre. Naquele dia, uma promissora empresa de pesca foi fechada, e o maravilhoso empreendimento de pescar homens para o reino de Deus foi iniciado na vida de Pedro e seus sócios.
Três anos depois, sentindo-se culpado e fracassado após ter negado Jesus, Pedro resolveu reabrir o negócio da pesca e levou consigo seus sócios antigos. Tentaram a noite inteira, mas não pegaram nada. De manhã cedo, ocorreu o déjà vu: “Moços, vocês pescaram alguma coisa? – Nada! – responderam eles. – Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês acharão peixe!” (João 21:5, 6). Era Jesus, mas os discípulos não o reconheceram. Mesmo assim, eles obedeceram, e o incrível milagre se repetiu. Centenas de peixes pularam na rede. Estava claro, só podia ser Jesus.
Esse milagre repetido na vida de Pedro prova que Deus é o Deus da segunda chance. Ele está disposto a tudo para nos fazer recomeçar quando o desânimo e a culpa parecem vencer a luta em nosso interior. Se você está pensando em desistir da fé, saiba que, para evitar isso, Jesus está disposto a repetir os milagres de ontem. Experimente a maravilha do déjà vu do perdão de Deus em sua vida hoje.