Terça-feira
02 de outubro
Desapontamentos
Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17, 18

A senhora não foi aceita para este emprego. Precisamos de alguém com mais habilidades, já que nossa igreja é muito musical.”

Ouvindo essas palavras, saí do santuário de uma pequena igreja em Michigan me sentindo muito desapontada. Achei que eu fosse a candidata perfeita para a função de pianista da hora do culto. Por que acontecia isso, depois de tantos meses à procura de um emprego muito necessário para, seguramente, ajudar nas finanças da família?

Fiquei magoada e decepcionada. À noite, deitada na cama, pedi ao Senhor que me ajudasse a ver Seus planos em meio ao desapontamento. Deus sabia que eu precisava de um emprego. Sabia que eu vinha orando a esse respeito.

Então Ele me trouxe à lembrança a história de Habacuque. O profeta clamara a Deus por causa da corrupção de Judá. Quando Deus respondeu, dizendo que os babilônios invadiriam seu território, Habacuque não entendeu os caminhos de Deus. Achou que poderia haver uma solução melhor. Quando Deus justificou Seu plano perante Habacuque, o profeta entregou o controle da situação nas mãos de Deus e confiou em Seus caminhos. Não é uma coisa fácil de fazer quando estamos magoados, mas é a única maneira de mudar nossa perspectiva.

Todas nós já enfrentamos dias de derrota ou desapontamento, mas nossa reação pode fazer toda a diferença. As frustrações podem ser oportunidades de crescimento espiritual ou então golpes destruidores. Nesses momentos de profundo desapontamento, devemos recordar aquelas coisas a respeito de Deus que sabemos ser verdadeiras, embora possam não parecer assim no momento.

Depois de um mês, surgiu uma vaga na biblioteca da Universidade Andrews, e fui aceita na primeira entrevista. Trabalhar ali me proporcionou algo da minha mais agradável experiência de trabalho – anos em que pude crescer mais do que em qualquer outro lugar. Deus, novamente, foi fiel.

Quando nos damos conta de que Deus é bom e está no controle até dos mínimos detalhes da nossa vida, podemos olhar para as nossas frustrações e dizer: “Ainda assim, eu exultarei no Senhor.”

Deus segura nosso destino em Suas mãos, e Ele sabe o que é melhor.

Raquel Queiroz da Costa Arrais