Quinta-feira
19 de novembro
Descanso
Todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das Suas. Hebreus 4:10

Precisamos descansar. Nossa mente está cansada. Nosso corpo está cansado. Deus nos convida a dizer “não” à tirania do trabalho e “sim” ao descanso e à adoração no sétimo dia da semana. Você vai precisar diminuir o ritmo, sentar-se e descansar. Quando dormimos, nosso corpo entra num estado mais lento para os órgãos descansarem
(especialmente o coração).

Se vivêssemos 24 horas de estresse, o corpo não aguentaria a sobrecarga. Precisamos do descanso para que nossa força — física e mental — se regenere. A graça do quarto mandamento é que Deus promete nos dar verdadeiro descanso ao encontrarmos nosso descanso Nele.

Após os seis dias da criação, o Senhor fez uma pausa em Seu trabalho. Ele descansou, não porque estivesse cansado ou sem nada mais para fazer. Ao criar o sábado, Ele simplesmente estabeleceu um ritmo para a criação, que consiste de descanso e trabalho, descanso e trabalho… O descanso vem primeiro. O Senhor convidou Adão e Eva a descansarem logo após terem sido criados. Eles também não estavam cansados. O sábado era o sétimo dia da criação, mas era o primeiro dia do ser humano. O ritmo do sábado determina a jornada da vida.

O sábado é o repouso da tranquilidade da obra concluída. Como tentativa de justificar a quebra do mandamento, há quem diga que não pode parar. Engano! Às vezes, temos a sensação de que nosso trabalho não termina nunca. É exatamente por isso que precisamos do repouso sabático. Esse descanso restaura a alma e nos prepara para nossas obrigações, renovando nossa força, tanto física quanto emocional. E o mais importante: nos conecta com Deus, o que orienta a vida e dá sentido à existência.

O sábado é muito mais do que descanso físico. É símbolo do descanso da graça. O sábado existe para mostrar que o descanso da redenção estava disponível desde a fundação do mundo. Descansa melhor no sábado quem já desfruta o descanso da graça. O sábado é um símbolo de nosso descanso em Jesus. Todos os que creem na Palavra de Deus encontram descanso em Nele.