Quarta-feira
21 de fevereiro
Descanso
Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Mateus 11:28

Pousar em Katmandu, capital do Nepal, foi uma experiência e tanto! O avião precisou achar o melhor corredor para pousar entre altas montanhas, e o tempo ruim quase impossibilitava que se visse o chão. Nesse país, a terra é a principal fonte de renda e emprego para a maioria das famílias. A paisagem montanhosa é um mosaico, tanto natural quanto cultural, modelado por forças geológicas e pela atividade humana. As elevações, esculpidas por mãos humanas na forma de um massivo complexo de terraços, são extensamente cultivadas. As mulheres fazem parte do cenário. Elas carregam pesados fardos de arroz para cima e para baixo, fazendo um trabalho que poucos homens podem fazer. Encontrando as mulheres nas vilas, pedi a elas que me permitissem carregar um dos seus fardos de vinte e cinco quilos sobre a cabeça, como fazem com tanta facilidade. Elas sorriram, dizendo que eu não conseguiria lidar com o peso. Insisti em tentar, mas pude andar apenas uns poucos metros. Quando perguntei como faziam aquilo, uma das mulheres respondeu: “Você não sente mais o peso com o passar dos anos.” Quando perguntei se ela estava cansada, ela pareceu confusa. Entendi que, possivelmente, essa preciosa mulher nunca tivesse tido a chance de saber realmente o que é descanso.

Quantas vezes ouvi a frase: “Estou tão cansada que mal posso trabalhar.” Uma causa importante de cansaço são os fardos que carregamos por aí: dificuldades físicas, conflitos emocionais, perda de entes queridos, reveses financeiros ou trabalhistas, sentimentos de desesperança. Seja qual for o fardo, ele pode significar um grande peso sobre nossos ombros, esmagando-nos. O importante é o que fazemos com eles.

Se você se obriga a fazer tanta coisa a ponto de estar fisicamente desgastada, lembre-se de que você precisa se apartar de uma rotina agitada antes que vire um caco. Pode ser tentador fazer tudo o que todos estão fazendo, envolver-se em tudo e estar em todos os lugares, mas isso não é o melhor de Deus para você. Tenha a disposição de “ir”. Passe tempo com Deus e peça-
Lhe que coloque ordem no seu dia. O que você está carregando hoje que não lhe cabe carregar? Que cuidado, preocupação, fardo, ansiedade está você carregando – algo que somente Jesus pode carregar? Deus tem um pedido a nos fazer hoje: “Venham a Mim, e Eu lhes darei descanso.”

Raquel Queiroz da Costa Arrais