Algumas pessoas são especialistas em dar desculpas esfarrapadas. “Não posso, estou muito cansado agora.” “Estou muito ocupado, não tenho tempo.” “Estou estudando.” E assim as desculpas vão se multiplicando. Por sua vez, um dos diferenciais do jovem cristão é a proatividade, ser capaz de enxergar o que precisa ser feito e tomar a iniciativa de executar a tarefa.
Na vida espiritual, desculpas esfarrapadas são muito nocivas. Isso porque, geralmente, elas servem para encobrir a falta de interesse de crescer em nossa comunhão com Deus. O Espírito Santo toca o coração nos convidando a orar, mas damos uma desculpa e não oramos. Depois, somos impressionados a ler a Bíblia, mas, com outra desculpa, deixamos o momento passar. Somos incentivados a ajudar alguém, mas já que isso nos custará tempo, energia e envolvimento, cedemos à preguiça e à comodidade e damos mais uma desculpa, satisfazendo-nos com a ideia de que ajudaremos em outra ocasião.
Isso significa ceder à natureza humana e ser derrotado por suas vontades. Arrumar desculpas para não fazer o que é certo é uma atitude irresponsável. Ao nos revelar Sua vontade, Deus espera que Lhe subjuguemos nossa vontade. Assim, Ele não espera desculpas, mas obediência. No Éden, Adão se desculpou ao colocar a culpa na mulher. Moisés fugiu do chamado de Deus alegando que era incapaz, que não sabia falar. Jeremias disse que era apenas uma criança. O Senhor, contudo, rejeitou todas essas desculpas.
Ao reconhecer alguma responsabilidade ou chamado de Deus para você, não dê desculpas. Assuma o compromisso e produza resultados. Cumprir a vontade divina significa fazer tudo o que deve ser feito. Hoje, abra o coração e permaneça atento para ouvir a voz de Deus e realizar Sua vontade.