Terça-feira
18 de agosto
Desde a juventude
Tenho adorado o Senhor desde a minha juventude. 1 Reis 18:12

Elias e Obadias eram muito diferentes um do outro. Um era profeta; o outro, mordomo. Um era de ação; o outro, reservado e tímido. Elias era corajoso, mas temeu Jezabel. Obadias, mesmo temendo, protegeu os servos de Deus, em desafio à rainha.

Elias e Obadias se encontraram no deserto. O grande profeta pediu uma audiência com o rei Acabe. Obadias teve receio em ser intermediário dessa reunião, pois Elias podia ser arrebatado por Deus a qualquer momento. E Acabe ficaria bem revoltado com quem marcou o encontro. Obadias pediu então garantias para Elias, argumentado que aprendera a ser fiel “desde a juventude”. Esse é o ponto. A fidelidade de Obadias não era recente.

Como ele aprendeu isso? Provavelmente com os pais. Filhos aprendem os princípios de vida na família. É nesse ambiente que os princípios são formados. Pais sábios ensinam os filhos a cultivar o caráter. À medida que crescem, encorajam os filhos a permanecerem firmes no que aprenderam, mesmo que isso tenha um preço.

Ainda pequeno, Obadias foi ensinado a obedecer a Deus. Recebeu um nome que significa “servo do Senhor”. Isso é interessante porque, naquela época, Baal era o deus do momento. É provável que Obadias estivesse entre os 7 mil que não haviam se ajoelhado a Baal. Isso não é fruto do acaso. Na base dessa personalidade corajosa e leal, estava uma educação para a eternidade.

A Bíblia diz que todos fomos gerados em iniquidade. Em Provérbios 20:11, está escrito que a criança revela as tendências de seu coração desde cedo. Por isso, os pais precisam prestar atenção a seu “anjinho” e ensinar na prática princípios que serão seguidos pela vida toda. Ainda pequeno, que aprendemos a formar hábitos santos.

Achamos que Deus faz um grande milagre quando transforma a vida de uma pessoa adulta ou idosa. No entanto, para mim, esse não é o maior milagre. Creio que fantástico mesmo é o testemunho de um jovem que permanece fiel a vida toda! Como Obadias, fiel “desde a juventude”!