Sábado
15 de julho
Desfeita
Mas eles, um por um, começaram a dar desculpas. Lucas 14:18

“Não me faça essa desfeita!” É assim que muita gente fala depois de oferecer algo, e o outro rejeitar. Desfeita tem que ver com desfazer de uma pessoa e até mesmo insultá-la. Não aceitar um convite ou um oferecimento pode ser problema.

Lembro-me de uma visita que fiz a uma igreja histórica com um grupo de amigos em um domingo. Feliz com nossa presença, o senhor responsável pelo prédio quis ser gentil. Ele entrou em casa e voltou com uma garrafa PET um pouco suja.

“Fiz um caldo de cana ontem e queria muito que vocês tomassem”, ele disse, olhando diretamente para mim. Meus amigos deram um jeito de despistar e me deixar sozinho diante do idoso, que entornava no copo o líquido já praticamente todo escurecido.

Orei rapidamente, pedindo que Deus matasse qualquer bactéria, respirei fundo e tomei quase que de uma vez. Quando o homem quis que eu repetisse, agradeci, dizendo que estava satisfeito.

Não quero estimular você a agir sempre assim, até porque, pode ser perigoso; mas, no meu caso, fazer uma desfeita àquele bondoso velhinho me contaminaria mais do que qualquer caldo de cana velho. Embora meus amigos tenham me deixado sozinho naquele dia, eu entendo o lado deles. O que é estranho é alguém rejeitar um convite ou um presente maravilhoso com toda a condição de aceitar.

Jesus contou uma história em que isso acontece para ilustrar as desculpas esfarrapadas que muitas pessoas têm dado para o convite da salvação.

“O primeiro disse ao empregado: ‘Comprei um sítio e tenho de dar uma olhada nele. Peço que me desculpe.’ – Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e preciso ver se trabalham bem. Peço que me desculpe.’ – E outro disse: ‘Acabei de casar e por isso não posso ir’” (Lucas 14:18-20).

Se o sítio já estava comprado, o primeiro homem já o havia visto; o que comprara as cinco juntas de bois certamente já sabia da eficiência delas; e o fato de estar recém-casado não é impedimento para ir a festas. Essas pessoas simplesmente estavam fazendo uma grande desfeita.

A cruz de Cristo é o grande banquete da salvação, e todos são convidados para participar dele. Por isso, Deus diz hoje para você: “Venha, tudo está pronto!” Ao contrário daquela garapa estragada que tomei, essa oferta é maravilhosa. É tudo o que precisamos. Sem ela, estamos perdidos. Você vai querer fazer uma desfeita dessas?