Segunda-feira
23 de setembro
Desfrutar da Terra
Divertindo-me no Seu mundo habitável e achando alegria junto aos filhos dos homens. Provérbios 8:31

Passear pelo Parque Nacional da Terra do Fogo (Argentina) é uma experiência que toca a alma. A natureza imponente daquele lugar é de tirar o fôlego: cerejeiras e magnólias se erguem com uma beleza sinuosa e texturas incríveis. Os llao llao, com seus matizes alaranjados, embelezam os prateados sobreiros. E a vista das fendas do fiorde da baía Lapataia é uma cena que hipnotiza. Mas é o solo escuro e úmido que nos faz lembrar que estamos em contato com terra fértil, denominada turfa. Um lugar onde o ar é tão puro que nos enche de vitalidade e energia. Talvez seja por isso que a Terra do Fogo seja considerada um dos lugares mais oxigenados do planeta.

Deus colocou o homem no habitat próprio à sua natureza. A palavra hebraica para “homem”, inclusive, faz referência à terra fértil, que gera vida. O Éden era um jardim que potencializava o desenvolvimento do ser humano. Um lugar onde o homem era um ser harmônico com a terra. A missão dele era cuidar desse ambiente para embelezá-lo. E essa função continua a mesma: continuamos a ter a responsabilidade de cuidar deste mundo, contribuindo com o melhor de nós para alcançar um clima social e ambiental saudável.

Isaque de Nínive, um monge muito sábio, compreendia que os termos “homem” e “humilde” derivam da mesma palavra. Para ele, a vinda de Jesus em humildade esclareceu a verdadeira natureza do ser humano. O mesmo Deus que criou o Éden, em Seu momento mais sublime, Se ajoelhou no Jardim das Oliveiras, em Sua hora mais humilde. Não foi uma questão de submissão apenas, mas de encontro com a essência de Seu próprio ser, que inclui o desejo de salvar este mundo – a humanidade e o planeta em que esta habita.

Vivemos em tempos de incertezas e alienação. Mas quando nos sentimos perdidos e sem rumo, podemos nos colocar nas mãos do Criador. Ele sopra Seu Espírito de vida em nós e nos faz renascer. A Terra do Fogo nos mostra a imponência e a beleza da natureza, inspirando-nos a cuidar dela com zelo e reverência pelo seu Autor, infinitamente maior.

Confie Naquele que fez céus e terra admiravelmente ajustados para a nossa felicidade e se prepare para viver no maravilhoso mundo novo que Jesus, a sabedoria de Deus, está preparando para os filhos dos homens.