Uma das mais conhecidas catástrofes mundiais envolvendo vulcões foi a erupção do Vesúvio, no ano 79 d.C. As cidades de Pompeia e Herculano foram completamente destruídas pelo calor da fumaça e da lava emitidas do centro do vulcão.
Estudos apontam que o Vesúvio entrou em atividade, soltando pequenas quantidades de fumaça, dois dias antes da destruição total das cidades. Ao que tudo indica, as pessoas que morreram foram as que não quiseram sair das cidades quando o vulcão deu os primeiros avisos de que entraria em atividade intensa. Isso me faz pensar no sujeito do provérbio de hoje. Por suas escolhas ruins, ele será abatido.
Ao se afastarem de Deus, os antediluvianos permitiram que o inimigo do bem se apoderasse de seus pensamentos. Mesmo avisados por 120 anos da chegada do juízo de Deus, muitos não se arrependeram dos maus caminhos.
Ellen White faz uma descrição dramática da situação daquelas pessoas: “Deus outorgara a esses antediluvianos muitas e ricas dádivas; mas usaram a Sua generosidade para se glorificarem, e as tornaram em maldição, fixando suas afeições nos dons em vez de no Doador. Empregaram o ouro e a prata, as pedras preciosas e as madeiras finas, na construção de habitações para si, e se esforçaram por sobrepujar uns aos outros no embelezamento de suas moradas, com a mais destra mão de obra. Procuravam tão somente satisfazer os desejos de seu orgulhoso coração, e folgavam em cenas de prazer e impiedade. Não desejando conservar a Deus em seu conhecimento, logo vieram a negar Sua existência. Adoravam a natureza em lugar do Deus da natureza” (Patriarcas e Profetas, p. 90, 91).
A destruição chegou para todas essas pessoas de maneira repentina, devido à falta de atenção aos avisos divinos. Quando quiseram escapar da morte, já era tarde demais. Deus nunca envia juízo contra os humanos sem avisar antes.
Embora não devamos entregar a vida a Jesus por medo da destruição, não devemos, igualmente, perder de vista as consequências que serão sofridas por aqueles que decidirem não aceitar a salvação. As chamas que consumirão todas as cidades da Terra só queimarão aqueles que rejeitarem as advertências divinas e negarem o convite da salvação. Por isso, fique atento aos sinais de amor que Deus tem enviado e escolha agora estar livre da destruição repentina.