O silêncio de Deus em nossa vida nem sempre é entendido no momento em que oramos pedindo uma resposta a Ele. Em momentos assim, o passo de fé é o que nos moverá em direção à Sua vontade.
Eu estava no último ano da faculdade e, após passar por algumas dificuldades durante o penúltimo semestre para pagar as mensalidades, percebi que a única maneira de conseguir dinheiro para pagar o último semestre seria passar o tempo de férias vendendo livros.
Algumas semanas antes de me engajar no projeto, recebi um convite do pastor da minha igreja para participar de outro projeto não remunerado. A missão Calebe duraria duas semanas e ocuparia metade das minhas férias. Eu sabia como funcionava e sabia também que isso me aproximaria muito de Deus. Naquele momento, eu precisava tanto de Deus quanto de dinheiro. Pedi a orientação de Deus, mas Ele parecia não me responder. Os dias passavam, e eu precisava de uma resposta Dele, mas nada acontecia. Em minha última oração, eu disse a Deus que havia decidido pelo projeto Calebe e que Ele deveria intervir caso não fosse essa a Sua vontade. Nada aconteceu.
Durante a missão, pude compartilhar essa indecisão com os participantes nos momentos de oração. O que para mim era um desabafo, para Deus era a oportunidade de mostrar para mim que Ele estava trabalhando. No fim das duas semanas, recebi a notícia de que algumas pessoas da igreja na qual eu estava ajudando durante o evangelismo se dispuseram a me ajudar no semestre seguinte, pagando todas as mensalidades para eu terminar o curso.
Naquele momento, recebi a resposta que havia pedido a Deus durante minha indecisão. Ela não veio atrasada, mas depois de um período importante para o meu crescimento espiritual: o silêncio.
Aqueles irmãos tão caridosos que se empenharam em me ajudar pagaram os meus estudos por apenas um mês, pois Deus me concedeu condições de dispensar a ajuda deles. Ao retornar para casa fui abençoada mais uma vez com outras oportunidades para pagar os meus estudos. Por fim, Deus me concedeu um emprego por meio do qual eu pude não apenas pagar a faculdade, mas suprir todas as demais necessidades pelas quais eu estava passando.
Se você não ouve a voz do Senhor, se não vê algum sinal de Sua vontade, persista em oração. O silêncio de Deus pode significar que você precisa decidir, entregar o caminho a Ele, confiar Nele, e deixá-Lo agir.
Edna Maria Vieira Pego