Terça-feira
05 de janeiro
Deus dentro
Mas deixem-se encher pelo Espírito. Efésios 5:18

Em 2004, eu procurava uma história sobre entusiasmo para um livro que estava escrevendo. Então fui com meu marido fazer uma visita.

Chegando à casa da pessoa, fomos conduzidos à cozinha. Uma senhora miúda e ágil tirava o bebê preso ao carrinho. Ela se levantou rapidamente e nos cumprimentou com um largo sorriso. Havia elegância na roupa que vestia, no cabelo arrumado e nos modos.

– Esta é a tia Cândida. Tem 97 anos – explicou a sobrinha.

– Como a senhora está? – perguntei.

– Eu vou muito bem! – ela respondeu sorrindo.

Elogiei o jardim, do qual tia Cândida cuidara até pouco tempo. Em seguida iniciamos uma animada conversa. Com lucidez impressionante, ela nos contou de suas perdas e de seus projetos sociais. Ela confeccionava roupas de inverno para asilos e orfanatos. Seu entusiasmo era contagiante.

Então ela nos convidou a conhecer a casa. Os móveis exibiam belas porcelanas pintadas à mão e as paredes tinham inúmeras telas suas.

Quanta disposição física e mental, aos 97 anos, em meio a tantos problemas! De onde vinha isso? Foi então que vi, sobre a mesa, uma Bíblia aberta e a Lição da Escola Sabatina respondida.

Ela estuda a Bíblia diariamente, Mirian, sem óculos disse-me a sobrinha.

Esse era o segredo do seu entusiasmo. Lembrei que “entusiasmo” vem do grego entheos e significa “Deus dentro”. Ela era uma mulher cheia de Deus! Há pesquisas mostrando que entusiastas, além de terem menos probabilidade de mostrar sinais de debilidade do que pessimistas, têm mais sucesso.

Na despedida acabei revelando à tia Cândida o quanto a oportunidade de conhecê-la havia me contagiado.

– Como não estar bem se, apesar dos problemas, posso encontrar outros motivos para estar bem? – ela confessou.

Liguei para ela algumas vezes e sempre ouvia: – Eu vou muito bem!

Estive presente em seu 99o aniversário quando saí de Curitiba. Alguns anos depois, encontrei seus netos e soube que ela estava com 108 anos.

Que lição inesquecível! Por meio do contato com a Palavra de Deus, podemos nos esvaziar de pensamentos, ações e sentimentos sombrios e estar repletas de Deus, contagiando com nosso entusiasmo os que nos rodeiam.