Quinta-feira
30 de agosto
Deus e as máquinas
O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo. Provérbios 13:21

Infelizmente, algumas pessoas tratam Deus como se Ele fosse uma máquina automática, como aquelas que servem artigos alimentícios e guloseimas em aeroportos, por exemplo. Se você está com sede, aperta o botão e, em segundos, a bebida estará disponível. Se está com fome, vai até a máquina, aperta o botão e pronto: sua vontade será atendida. Depois vira as costas para a máquina e vai embora. Afinal, essas máquinas existem para nos servir e não para serem nossas amigas.

Deus não pode ser tratado assim. Ele está disposto a suprir nossas necessidades, mas Ele não é uma máquina que funciona na hora e da maneira que queremos. Fé não é manipular Deus para que Ele faça nossa vontade. Fé é confiar de tal forma em Deus que, se a resposta que queremos vier, O louvaremos, mas se ela não vier, também O louvaremos. Foi assim com Jó, com os três amigos de Daniel na fornalha ardente. Isso é temer a Deus sem interesse e amá-Lo sem restrições.

Daniel mostrou isso na cova dos leões. José evidenciou seu amor por Deus no Egito. Ester mostrou que faria o certo, mesmo que perdesse a vida. Paulo foi decapitado pelo evangelho. Com exceção de João, todos os apóstolos morreram como mártires.

A lista é grande, e muitas páginas poderiam ser escritas sobre cada um dos personagens acima. Entretanto, o “personagem” em destaque hoje é você. Por isso, pergunto: Você ama a Deus sem interesse? Seu compromisso com Ele independe das bênçãos recebidas? Se o Senhor não lhe desse mais nenhuma bênção até o fim de sua vida, ainda assim você O amaria?

Se observarmos com calma, todos os dias recebemos muitas bênçãos de Deus: o ar que respiramos, a casa em que moramos, forças para trabalhar e estudar e muitas outras. Entretanto, alguns ainda exigem mais de Deus.

O maior bem que Deus poderia nos oferecer é a salvação. Não foi uma máquina que nos salvou. Jesus decidiu entregar a vida por nós e fez isso por amor. Então, não vire as costas para Ele. Viva este dia na presença de Deus, servindo-O de todo o coração.