Quinta-feira
15 de junho
DEUS EM BUSCA DO SER HUMANO
O Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” Gênesis 3:9

Era tarde no Éden. O clima estava diferente, e o silêncio tomava conta do jardim. De um lado, havia uma figueira parcialmente desfolhada, como se tivesse enfrentado forte vendaval. Do outro, exemplares do fruto proibido espalhados no chão. 

Enquanto Adão e Eva se escondiam, com sua cobertura de folhas ainda minando seiva, o Senhor saiu em busca dos filhos perdidos. A Bíblia informa que o casal sentiu medo ao ouvir os passos de Deus, que andava no jardim pela viração do dia (Gn 3:8, 10). A vergonha e o remorso invadiram o coração deles tais quais as sombras do anoitecer. 

No entanto, é lindo notar a forma como o Senhor agiu naquela situação. Ele veio andando, como sempre fizera. Não correu apressadamente, como se estivesse impelido por um sentimento de raiva. Muito menos apareceu desinformado, como se alguma coisa tivesse fugido ao Seu controle. Antes, veio de maneira calma, segura, como fazia em Seu passeio habitual. Assim, Deus demonstrou como funciona a graça em tempos de crise. 

A pergunta “Onde está você?” sugere o infinito amor divino pelos pecadores. Não foi o ser humano quem buscou a Deus; foi Deus quem procurou o ser humano. A iniciativa e o meio de salvação sempre partem Dele. “Nisto consiste o amor”, diz a Bíblia, “não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 4:10). 

Ao questionar Seus filhos naquele entardecer, Deus queria extrair o que estava escondido no coração deles. Esse divino método atravessou os milênios e chega até nós hoje. Deus quer diálogo, “olho no olho”, relacionamento de confiança e intimidade. Ele diz: “Venham, vamos refletir juntos […]. Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão” (Is 1:18). 

Talvez você esteja fugindo de Deus e sinta que já foi longe demais. Quero que você saiba que o Senhor ama muito você. Você não leu este devocional por acaso. Deus está à sua procura há muito tempo. Ele deseja restaurar sua vida e levar você de volta para casa. Não resista ao apelo do Espírito Santo!