A providência de Deus é maravilhosa. Deus supre nossas necessidades, e, frequentemente, com antecedência. Você já passou por isso? Às vezes, demoramos bastante para perceber o que Ele fez por nós, até olharmos para trás e vermos as coisas extraordinárias que Ele tem realizado em nossa vida.
Em fevereiro de 2009, encontrei-me em uma situação maravilhosamente incomum. Eu havia conduzido meus alunos de física ao longo de todo o roteiro, exceto a última seção. Eles tinham completado todas as experiências de laboratório e os relatórios. Isso significava que estavam bastante adiantados para completar o currículo até março. Eu estava entusiasmada. Teríamos um bom tempo para recapitular e para responder a perguntas de exames anteriores, antes que os alunos fizessem os exames oficiais naquele ano.
Então, inesperadamente, adoeci. Fiquei tão mal, na verdade, que precisei deixar de lecionar durante o restante do período letivo. Quando voltei para o colégio, tive apenas tempo suficiente para apresentar de modo rápido a última seção do programa de física, que ainda não tínhamos visto antes da minha doença. E depois chegou a hora de meus alunos prestarem os exames.
De acordo com os resultados dos testes daquele ano, meus alunos se saíram bem, sendo que somente um deles foi reprovado. Louvei a Deus por esse resultado, a despeito de minha ausência da classe por causa da enfermidade. Deus sabia que eu perderia sete semanas de aula, e assegurou – com antecedência – que os experimentos e o trabalho de laboratório dos meus alunos fossem concluídos e registrados antes do prazo. Capacitou meus alunos a compreender conceitos-chave, de modo que conseguissem finalizar a maior parte do programa antecipadamente. Eu não precisaria me preocupar com os alunos durante minha doença. Deus já havia tomado providências em favor deles muito antes de eu adoecer. Desde aquele ano letivo, tenho tentado, em vão, completar a mesma quantidade de matéria como aconteceu em 2009.
Ellen G. White, no livro A Ciência do Bom Viver, escreveu: “Nosso Pai celestial tem mil maneiras de nos prover as necessidades, das quais nada sabemos. Os que aceitam como princípio dar lugar supremo ao serviço de Deus verão desvanecidas as perplexidades e terão caminho plano diante de si” (p. 481). Cada vez que se sentir desanimada, lembre-se de que Deus é fiel e não só ama você, mas conhece – e suprirá – todas as suas necessidades.
Andréa Francis