Segunda-feira
21 de agosto
DEUS, O CONSTRUTOR
Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:10

Minecraft é um jogo de construção e aventura que tem conquistado pessoas de diversas faixas etárias ao redor do mundo. Trata-se de um game que estimula a criatividade, no qual os jogadores utilizam blocos para criar estruturas, paisagens, objetos… enfim, qualquer coisa que se possa imaginar. 

Nos últimos anos, algumas construções incríveis foram feitas nesse jogo. A maior delas é a cidade de Greenfield, elaborada por 400 jogadores ao longo de 10 anos. Essa cidade virtual foi feita em escala 1:1, ou seja, cada bloco do jogo representa 1 metro cúbico. Cerca de 20 milhões de blocos do Minecraft foram utilizados na construção dessa impressionante cidade que tem portos, ferrovias, arranha-céus e muito mais. 

A Bíblia também apresenta algumas construções fascinantes. Ao contrário do Minecraft, elas saíram do “papel” e se tornaram realidade. O templo de Salomão, por exemplo, foi uma obra magnífica que demorou sete anos para ser terminada. Construída sobre o monte Moriá, contou com a participação de milhares de pessoas: pedreiros, marceneiros, artífices, carregadores, entre outros. Salomão mandou entalhar grandes pedras que foram encaixadas umas nas outras, de modo que não se ouviu “nenhum barulho de martelo, nem de talhadeira, nem de qualquer outra ferramenta de ferro durante a sua construção” (1Rs 6:7). 

Outra construção fascinante foi o segundo templo, erigido após o retorno do povo de Judá do exílio babilônico. Também conhecido como templo de Zorobabel, a obra foi executada no mesmo local onde ficava o templo de Salomão, que havia sido destruído em 586 a.C. A promessa divina era que a glória do novo santuário seria maior que a do antigo (Ag 2:9). De fato, aquele templo excedeu em beleza devido às melhorias feitas por Herodes e, principalmente, porque Jesus andou em seus recintos. 

Existe, porém, uma construção que supera todas as demais. Ela não foi feita por nenhum arquiteto, pedreiro nem “aplicativo” humano. A Nova Jerusalém, descrita como “o tabernáculo de Deus com os seres humanos” (Ap 21:3, NAA), foi arquitetada e construída pelo próprio Deus. Você já imaginou a beleza desse lugar? O maior sonho de Deus é que você e eu estejamos lá.