Quarta-feira
16 de agosto
DEUS TRINO
O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. Romanos 8:16, 17

Faz uns poucos anos, eu terminei mais uma leitura de toda a Bíblia. Dessa vez, algo chamou muito a minha atenção nas cartas apostólicas, que formam um bloco, iniciando com Romanos e indo até Judas. Pois bem, como eu estava dizendo, chamou minha atenção a quantidade de seções em que o Pai, o Filho e o Espírito Santo aparecem juntos. Assim, eu resolvi ler novamente as cartas, colorindo com lápis vermelho os nomes das pessoas da Trindade, somente quando apareciam juntos em uma mesma seção. A impressão que eu tinha se fortaleceu. Mas eu não havia contado quantas vezes aparece o Trio. Fiz isso tempos depois. Não contei o que está nos evangelhos, nem em Atos, nem no Apocalipse. Contei apenas o número de vezes em que os Três aparecem juntos nas cartas. Você tem uma ideia de quantas ocorrências eu detectei? Setenta! Se quiser, você pode confirmar, fazendo o mesmo em sua Bíblia. O ensino da Trindade é uma sólida doutrina bíblica.

No momento em que escrevo estas linhas, há no mundo cerca de 8 bilhões de pessoas. Desse total de seres humanos, apenas 2 bilhões são cristãos. A maioria dos demais é formada por pagãos. Os pagãos são politeístas, ou seja, creem que há muitos deuses; deuses maiores e menores, que se invejam uns aos outros, que se rivalizam e se odeiam. Cada um desses muitos deuses domina uma região do planeta ou do Universo, mas nenhum deles é todo-poderoso, onisciente, onipresente e soberano sobre tudo que há. Por outro lado, há duas religiões que creem que há apenas um Deus que Se manifesta em uma única pessoa. Esse é o caso do judaísmo, que chama Deus de Yahweh; e do islamismo, que se refere a Deus como Alá.

Os cristãos, porém, em sua grande maioria, incluindo os adventistas do sétimo dia, não creem em uma pluralidade de deuses. Nem creem em uma única pessoa divina. Cremos que há um único Deus que Se manifesta em três pessoas distintas, a quem chamamos de Pai, Filho e Espírito Santo. Foi o Deus trino quem nos criou, é Ele quem nos mantém e quem está operando nossa salvação. Hoje, podemos contar com Suas bênçãos.