Fique à parte observando qualquer grupo adolescente e você rapidamente perceberá aqueles que estão se sentindo deslocados. Se alguém não é notado, admirado, entendido ou aceito no grupo, será um desajustado no futuro. Há grupos saudáveis de jovens, mas existem alguns que são doentios.
Em grupos positivos, todos os componentes participam das decisões, usa-se linguagem inteligível, os adolescentes se vestem de modo discreto, as diferenças são respeitadas, praticam-se atividades saudáveis e as influências são positivas. Em grupos negativos, por sua vez, percebe-se, em geral, a presença de um mandachuva, a linguagem empregada nos diálogos é vulgar, o vestuário é espalhafatoso, é proibido ser diferente, as atividades são desordeiras, e as influências, negativas. O Deus que criou todas as coisas também observa todos os grupos. Mas Ele não vê um punhado de adolescentes que se veste, se penteia e fala de forma parecida. Não. Ele vê cada um deles. Como seres humanos, sabemos o que acontece em parte, mas Ele vê o íntimo da alma. Valdecir Lima e Flávio Santos compuseram “Deus sabe, Deus ouve, Deus vê”, uma das mais lindas músicas do Hinário Adventista. Uma frase do hino que pode servir de consolo e certeza para qualquer um que precisa de afirmação é esta: “Deus sabe o que vai dentro d’alma” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, no 500). Os olhos Dele estão em todo o lugar, inclusive em você. Ele vê tudo e todos. Você não está sozinho. Ele não é indiferente a você. Então, conte a Jesus o que ninguém sabe, ninguém ouve, ninguém vê. Ele sabe. Ele ouve. Ele vê.
Todos os jovens precisam participar de um grupo para desenvolver relacionamentos e autoafirmação. Contudo, se sua autoestima estiver na ponta do dedão do pé, você correrá o risco de ser um mero joguete, tentando ser aceito.
Portanto, é importante compreender que fomos criados por Deus, redimidos pelo sangue precioso de Jesus Cristo e que nosso corpo é a morada permanente do divino Espírito Santo. Você tem um valor incalculável! Lembre-se disso hoje ao se relacionar com as outras pessoas.