Domingo
12 de outubro
DIA DAS CRIANÇAS
E quem receber uma criança, tal como esta, em Meu nome, é a Mim que recebe. Mateus 18:5

O Dia das Crianças é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. A maioria dos países o celebra em 20 de novembro, que foi o dia em que a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

No Brasil, a data de 12 de outubro foi escolhida pelo deputado Galdino do Valle Filho, que teve a ideia de sugerir ao Congresso a criação de um dia em homenagem às crianças. O projeto passou com facilidade, e, em 12 de outubro de 1924, a data foi oficializada.

Porém, a população não parecia ligar muito para esse dia. Foi somente em 1960 que a fábrica de brinquedos Estrela S.A., em parceria com a Johnson & Johnson, decidiu lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto” com o objetivo de aumentar as vendas de fraldas e brinquedos.

A estratégia deu certo e, no ano seguinte, outras empresas decidiram seguir o exemplo, escolhendo o dia 12 de outubro para lançarem campanhas conjuntas de marketing de brinquedos. Essa iniciativa trouxe à tona um antigo decreto que, até então, estava engavetado.

Algumas datas surgem por motivos puramente comerciais e, embora possam ter uma temática bonita, são perigosas se estimuladas pelo puro materialismo. Talvez uma maneira positiva de celebrar esses eventos sem cair em futilidades seja incentivar as crianças a doarem brinquedos usados sempre que ganharem novos.

Os especialistas afirmam que o excesso de brinquedos pode causar ansiedade nas crianças, já que elas não conseguem dar atenção a todos. Lembro-me de uma ocasião festiva em que nosso sobrinho queria apenas uma bola. Depois de receber vários brinquedos, ele expressou com ar de
enfado: “Estou cansado de tantos presentes, eu só queria uma bola.”

Se você tem filhos, aproveite este dia para demonstrar o quanto os ama e, ao mesmo tempo, ensine-os a não ceder ao materialismo egoísta. O brinquedo caro que hoje desperta o interesse deles logo será esquecido, mas o abraço que acompanha esse brinquedo permanecerá para sempre na memória. Excesso de presente pode ser recompensa de pai ausente. Presenteie seus filhos, mas não permita que um mero brinquedo substitua você.