Mesmo que você não tenha medo do escuro, é pouco provável que goste da escuridão. Diferentemente dos morcegos, das corujas e de outros animais notívagos, nossos olhos e nosso sistema nervoso não estão adaptados à noite. Por isso, a maior parte dos acidentes de trânsito ocorre à noite ou durante a madrugada, quando, curiosamente, é menor a quantidade de veículos em circulação. Surpreendente, não é? Convivemos com as trevas, mas não somos criaturas típicas da noite.
Mesmo assim, há ocasiões em que desejamos as sombras. Vou exemplificar. Fazia frio quando me levantei, certa madrugada de fevereiro, para ir trabalhar. O Sol ainda não havia despontado. Dirigi o caminho todo lamentando a chuva, as nuvens e a escuridão. Dias depois, naquela mesma estrada, tornei a pedir Sol a Deus. Eu (Júlio) só não esperava que ocorresse daquela forma. Por mais de meia hora, a luz do sol nascente me ofuscou de um jeito que eu mal podia enxergar a pista. À certa altura, enquanto eu dirigia, não pude ver um cruzamento bem à minha frente. Do nada, uma caminhonete passou a poucos metros diante de mim. Por pouco não colidimos. Até hoje me pergunto por que aquele motorista atravessou, sendo que, onde estava, ele tinha toda a visibilidade que me faltava.
O problema não é o excesso ou a falta de luz, mas o nível de visibilidade. Ver faz toda a diferença quando é preciso tomar decisões. Alguns decidem mal porque lhes falta luz. Outros, porque não sabem usar a luz que têm. Perante a cruz, no entanto, todos precisam se decidir. No dia em que Jesus morreu, houve trevas e houve luz. O dia escureceu. A natureza deu o sinal. Aquela morte, porém, num dia tão sombrio, contrastava com a luz da vida oferecida à humanidade por meio do Messias prometido.
As trevas que envolveram a cruz simbolizam o preço pago por Cristo para que você e eu sejamos recebidos um dia na cidade de eterna luz. Aquele dia escuro no Calvário é também o dia mais iluminado da história para todos aqueles que recebem Jesus como Salvador pessoal. É Ele quem garante que, muito em breve, seus dias sombrios e suas noites sem dormir passarão, e você se alegrará na companhia Dele para sempre. Faça planos para esse amanhecer. Seus dias nunca mais serão os mesmos. Sua felicidade jamais terá fim.