Terça-feira
28 de maio
DINHEIRO
Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações. Provérbios 3:9

Em essência, dinheiro não é bom ou mau, é apenas um instrumento que pode ser usado para destruir ou para abençoar. Ter recursos é um privilégio. Por isso, o conselho bíblico é para honrar a Deus com o que possuímos. Atribuem a John Wesley uma frase que poderia muito bem resumir a relação do cristão com o dinheiro: “Ganhe tudo o que puder, economize tudo o que puder, doe tudo o que puder.” Vamos refletir um pouco nessas três declarações. 

Ganhe tudo o que puder. Isso não significa necessariamente ganhar o que o outro ganha ou ter o que o outro tem. Significa fazer o melhor possível diante das oportunidades. É o oposto de mediocridade. É sempre visualizar a próxima fronteira e tornar o crescimento uma rotina. Afinal, você está se poupando para quando? Se pode ser um profissional melhor, por que não agora? Se pode desenvolver uma nova habilidade, por que não agora? Se pode oferecer mais um produto, dar mais de si em uma aula, atender a mais um cliente, por que não agora? Ganhe tudo o que puder, mas não permita que o dinheiro se torne seu deus. 

Economize tudo o que puder. Isso não significa sacrificar o essencial para a sobrevivência da sua família nem se tornar mesquinho ou avarento. É entender o real significado de riqueza, pois rico não é quem possui mais, é quem precisa de menos. É não gastar antes de ganhar nem gastar tudo o que ganhar. É desenvolver modéstia e simplicidade. É não permitir que as coisas que você tem ou deixa de ter definam sua identidade, sua felicidade e sua fidelidade. 

Doe tudo o que puder. É aprender que as bênçãos concedidas por Deus não foram dadas para satisfazer seus caprichos ou suas exigências, mas são uma oportunidade para abençoar as pessoas ao seu redor. Nas mãos de um filho de Deus, os recursos financeiros se transformam também em alimento para quem tem fome, água para quem tem sede, remédio para quem está doente, abrigo para quem sente frio. O dinheiro não é apenas fruto de nossa excelência, mas é o retrato de nossa consciência. 

Não importa se você tem muito ou pouco. Com a sabedoria do Céu, ganhe tudo o que puder. Economize tudo o que puder. Doe tudo o que puder.