Onde a neve é intensa, os trenós são uma alternativa de locomoção. Normalmente são puxados por cachorros, entre os quais há um líder treinado para obedecer aos comandos do mestre.
Certo homem que usava um trenó tinha uma cadela muito confiável, líder da matilha, mas ela estava ficando velha. Era tempo de treinar outro cão para o lugar dela. Assim, ele pôs um cachorro jovem, forte, cheio de vida e de energia como o novo líder. A velha companheira foi colocada na fila detrás, do lado esquerdo.
Um dia, em viagem, aquele homem parou o grupo de cachorros, desceu e não puxou o freio de mão. Sem perceber, os cachorros arrancaram rapidamente, deixando o mestre para trás. Em ocasiões como essa, o mestre costumava dar um sinal de comando, e o cachorro líder trazia o grupo de volta perfazendo um círculo.
Essa rotina não havia sido cuidadosamente treinada com aquele novo líder, e os cachorros corriam em frente tão rápido quanto aguentavam. Atrás deles, à esquerda, estava a velha cadela que ouviu o sinal de comando do mestre e entendeu o que aquilo significava. Ela começou a puxar para a esquerda. Porém, o cachorro líder era muito forte, e ela não conseguiu fazer a volta com o trenó. Mas ela continuou tentando e puxando para a esquerda tão intensamente quanto conseguia.
Quilômetros à frente, as pessoas no pequeno vilarejo perceberam um trenó desgovernado chegando à cidade. Chamou-lhes a atenção que bem atrás do cachorro líder, à esquerda, vinha algo balançando sem vida, jogado para cima e para baixo. Era aquela velha cadela que tinha puxado o trenó até desvanecer, tentando levar o grupo de volta para o mestre.
Como cristão, você é chamado a cumprir essa missão. Você está disposto a ouvir a voz do Mestre e fazer qualquer sacrifício para estar ao lado Dele? Nesse novo ano que se aproxima, se você estiver realmente em sintonia com os planos divinos e sensível à voz do Senhor, o Espírito Santo estará a seu lado. Você ficará feliz e satisfeito porque seu propósito na vida será cumprido.