Em Seu ministério terrestre, Jesus curou, ensinou e libertou os outros. O foco da Sua missão estava nas pessoas, não em Si mesmo. Ele mesmo disse “que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:28). É como se Ele colocasse máscaras de oxigênio em todo o mundo primeiro, ou disponibilizasse o Seu lugar no bote salva-vidas para salvar os outros. Sem dúvida, esse conceito inverte os padrões humanos.
Infelizmente o significado prático da palavra “altruísmo” caiu em desuso em nossa sociedade existencialista. Você sabe o que ela significa? Segundo o dicionário, altruísmo é “amor ao próximo, desprendimento, abnegação, solidariedade”. Esse conceito se opõe ao egoísmo, que é a inclinação natural do ser humano de satisfazer os próprios desejos e interesses. Jesus foi altruísta no sentido mais amplo e profundo da palavra. Ele desceu para levantar os outros e morreu para dar vida a todos.
Quando esteve na cruz, Cristo foi zombado por um dos ladrões e pelos líderes religiosos por escolher não salvar a Si mesmo. Embora não soubessem, eles expressaram ali uma profunda verdade. No Comentário Bíblico Adventista, encontramos a seguinte afirmação: “Precisamente porque Jesus não quis salvar a Si mesmo naquele momento é que Ele pode salvar os outros” (v. 5, p. 593). Essa foi a suprema demonstração do Seu amor abnegado.
Na Bíblia, “dar” é o verbo da graça e do amor. É um presente oferecido àqueles que nada têm e nada merecem. E assim como Cristo deu a Sua vida por nós, devemos viver pelos outros (1Jo 3:16). Entretanto, devemos fazer isso não para ser aplaudidos ou receber algo em troca. O empresário cristão LeTourneau costumava dizer: “Se você doa visando ao lucro, terá prejuízo.” Madre Teresa de Calcutá, um ícone de generosidade do século 20, disse certa vez: “O amor, para ser verdadeiro, tem de doer. Não basta dar o supérfluo a quem necessita; é preciso doar até que isso nos machuque.”
Como você tem tratado as pessoas ao seu redor? Qual é o objetivo da sua vida? Amar ou ser amado? Se hoje alguém pedir para você descer da sua cruz, não ceda. Viva para os outros. Embora isso provoque dor, saiba que você será o maior beneficiado.