Você já pensou como teve origem e qual a finalidade do dom de línguas bíblico?
Na noite da libertação dos israelitas do Egito, foi comemorada a Páscoa em um ritual ordenado por Deus, ilustrando o livramento da morte eterna pela morte do Cordeiro de Deus.
Cinquenta dias após a saída do Egito, a Festa das Primícias deveria ser celebrada, oferecendo-se os primeiros frutos a Deus.
Assim também, 50 dias após a ressurreição e ascensão de Jesus, Deus cumpriu a promessa de enviar o Espírito Santo. Esse acontecimento se chamou Pentecostes, ou quinquagésimo, que se caracterizou por um estrondo no céu como um vento impetuoso, que encheu o recinto. Chamas de fogo pairaram sobre a cabeça das pessoas presentes.
Embora no Antigo Testamento o Espírito Santo tenha Se manifestado notavelmente, no Pentecostes revelou-se mais intensamente. Em Jerusalém, era a Festa das Primícias. Muitos judeus participantes moravam fora da Judeia e não compreendiam o aramaico, a língua nativa dos judeus.
Os discípulos haviam acabado de presenciar a descida do Espírito Santo sobre eles. Para quê? Para testemunharem em Jerusalém, na Judeia e Samaria e até aos confins do mundo. Mas eles falavam apenas aramaico. Como alcançar todas as etnias? Assim, pela necessidade de capacitação linguística para pregação do evangelho, o dom de falar línguas estrangeiras foi dado aos discípulos naquela ocasião especial.
Jesus cumpriu Sua missão, ascendeu ao Céu e assentou-Se à direita de Deus, exaltado. Assim como 50 dias após a Páscoa era comemorada a Festa das Primícias, 50 dias após a morte de Jesus, comemorou-se a mesma festa, com novos conversos pela pregação dos discípulos, que foram capacitados repentinamente com o dom de línguas.
No Pentecostes, a chuva temporã trouxe santificação e aperfeiçoamento do caráter dos discípulos. Na véspera do retorno de Jesus, serão derramados “aguaceiros” do Espírito Santo para a finalização da obra.
Você deseja ser o recipiente do Espírito Santo? Esteja disponível a cada dia para recebê-Lo, e, no tempo necessário, Deus a usará com grande poder.