Em 2019, tive a alegria de participar do Campori de Desbravadores da Divisão Sul-Americana realizado na cidade de Barretos, interior de São Paulo. O evento contou com a presença de cerca de 100 mil desbravadores vindos de várias partes do continente. Entre os clubes, estavam três do meu distrito pastoral.
Quando comecei a montar a barraca da minha família, um dos líderes regionais passou e disse: “Tome cuidado, pastor! Aqui venta muito. Se houver uma tempestade forte, essa barraca vai voar igual a uma pipa.” Na hora, dei risada. Mas, por precaução, apertei bem as amarras e afundei ainda mais os espeques.
Em uma das noites, de madrugada, começou a chover forte. Parecia um dilúvio! Naquela hora, eu e a minha esposa acordamos assustados e fomos direto para os cantos da barraca. Abrimos os braços e ficamos longos minutos agarrados ao tecido, na intenção de firmá-la no chão. Na hora, enquanto éramos jogados de um lado para outro, ríamos sem parar. Só me vinha à mente a frase do regional: “Essa barraca vai voar igual a uma pipa!” Eu já estava imaginando a notícia que iria rolar no dia seguinte: “Pastor e sua família voam durante tempestade.”
Enquanto a chuva “desabava”, relâmpagos iluminavam o interior da barraca. Em um dos lampejos, vi os meus dois filhos dormindo, como se nada estivesse acontecendo. Enquanto eu e a Rosali nos desdobrávamos para manter as coisas literalmente no chão, os meninos descansavam em paz. Na hora, lembrei-me de Jesus dormindo no barco, enquanto os discípulos se esforçavam para controlar a embarcação em meio à tempestade no mar da Galileia. Como Jesus conseguiu dormir naquela situação?
Ellen White comenta: “[Jesus] confiava no poder de Seu Pai. Foi pela fé – fé no amor e cuidado de Deus – que Jesus repousou, e o poder que impôs silêncio à tempestade foi o poder de Deus. Assim como Jesus descansou pela fé no cuidado do Pai, devemos também repousar no cuidado de nosso Salvador” (O Desejado de Todas as Nações, p. 263 [336]).
Em quem você confia quando as ondas dos problemas se levantam em sua vida? Saiba que Deus está cuidando de você, ainda que não perceba. Ele segura os ventos e acalma as tempestades. Fique tranquilo. Pode dormir em paz.