Sábado
27 de abril
Durma em paz
Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo. Provérbios 3:24

Enquanto a maior parte dos insetos se multiplica por meio de ovos e tem fases de crescimento bem definidas, a mosca tsé-tsé dá à luz filhotes já formados e prontos para sair voando. Felizmente, cada fêmea só produz dois filhotes ao mês. A tsé-tsé é hematófaga, e a fêmea não dispensa sangue quente. Ataca o gado, animais silvestres e pessoas. Quando pode, passa dez minutos sugando e come até o abdômen ficar estufado e vermelho. Depois, ela fica até três dias sem se alimentar.

Esse hábito de se alimentar de sangue traz muitos problemas para as populações que vivem nas regiões tropicais da África. Ao enfiar a tromba na pele de um animal ou de uma pessoa, a mosca injeta saliva na corrente sanguínea. Essa saliva pode conter germes de doenças que atacam cavalos e o gado.

Ela pode também transmitir os germes da doença do sono, que ataca o sistema nervoso e deixa a pessoa em estado de exaustão lastimável. A vítima dorme até morrer. Há diversos tipos de doenças relacionadas com o sono. A hipersonia faz com que as pessoas durmam mais de dez horas por noite e sintam dificuldade de se manter despertas.

A narcolepsia é um problema hereditário que provoca crises relâmpago de sono. A pessoa pode estar conversando ou trabalhando e, de repente, adormece. Às vezes, nem percebe que apagou durante um ou dois segundos. Já na catalepsia a pessoa desaba em um sono profundo.

Assim como tem gente que dorme muito, há também os que dormem pouco. São os que sofrem de insônia, uma doença provocada por estresse, cansaço mental e preocupações. Muitos apelam para os tranquilizantes e pagam depois um alto preço por esse sono artificial em cápsulas. A promessa de Deus aos que não se esquecem da Sua Palavra e guardam os Seus mandamentos é dormir tranquilo a noite inteira.

Insônia não é um problema comum em gente nova, mas fique esperto: desde já entregue a Sua vida a Jesus. Os versos que antecedem a promessa do sono tranquilo dizem: “Meu filho, não se esqueça da Minha lei, mas guarde no coração os Meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz” (Provérbios 3:1, 2).