Certa vez, um homem ouviu falar de uma mina de ouro, em um local afastado, próximo às montanhas. Quando começou a cavar, percebeu que muito tempo atrás alguém havia mexido bastante no terreno. E continuou cavando, até que encontrou uma velha picareta enferrujada, com o cabo apodrecido, mas a ponta firmemente enterrada na rocha.
O homem arrancou a picareta e continuou a cavar no local, encontrando um rico veio de ouro, poucos palmos abaixo.
Intrigado, descobriu que a picareta havia pertencido a um senhor que ouvira sobre a possibilidade de encontrar ouro ali e, depois de conseguir licença para explorar o terreno, tinha ido até lá. Trabalhando dia após dia, o homem começou a sentir dores nas costas e, não vendo nenhum vestígio de ouro, começou a desanimar.
Um dia, desesperado e dominado pelo sentimento de fracasso, deu um duro golpe na rocha com a picareta, juntou suas coisas e foi embora, deixando para outra pessoa o ouro, poucos palmos abaixo de sua picareta.
A Bíblia nos mostra também a realidade de homens chamados por Deus que começaram a desistir cedo demais. Moisés, diante do chamado para libertar o povo do Egito, apresentou sua desistência a Deus porque achava que não falava com fluência. Jonas fugiu para outro país para não pregar em Nínive. Saul fugiu assim que soube que tinha sido escolhido como rei. Elias, diante das ferozes ameaças da malvada Jezabel, sentiu medo e escondeu-se em uma caverna.
Em cada um desses casos, Deus queria Se manifestar e mostrar que estava acima de ameaças humanas, de nosso medo, de nossas incompetências.
Elias permitiu que Deus lhe restaurasse o ânimo para que não deixasse sua picareta na rocha e abandonasse de vez a missão. Os maiores incidentes na vida de Elias ainda estavam por vir. Embora ele não pudesse prever sua contribuição no estabelecimento da escola dos profetas, ou sua influência sobre os reis da Síria ou sobre seu sucessor Eliseu, confiou que Deus o estava guiando. Elias quase desistiu no limiar de um grande futuro.
Você está tentada a desistir de sua missão? Abaixo de sua picareta podem estar grandes veios de ouro. Continue cavando. Deus proverá os recursos necessários. Creia e avance!