Segunda-feira
22 de outubro
É melhor ficar calado…
Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado. Provérbios 17:28, NTLH

A primeira vez que li o provérbio de hoje dei uma gargalhada. Ainda bem que eu estava sozinho, assim ninguém poderia me chamar de louco. Vou explicar a razão. Uma vez alguém disse a seguinte frase a um colega em tom de reprovação:

“É melhor ficar calado e deixar as pessoas pensarem que você é bobo do que falar algo e fazê-las terem certeza.” Não sei se você percebeu, mas a pessoa estava apenas reproduzindo um conceito bíblico.

Aqueles que são muito apressados em falar e sempre querem dar opinião sobre tudo, correm o sério risco de ganhar uma fama negativa, especialmente se falarem a respeito de algo que não conhecem. No mundo de hoje, em que as redes sociais dão voz e visibilidade rápida às pessoas, há muita gente falando mais do que deveria.

O provérbio de hoje fala a respeito da importância de avaliarmos bem o que falamos e quando falamos. Pode ser que, em determinadas situações, não falar seja a coisa mais sábia a fazer. Na pior das hipóteses, as pessoas nos respeitarão pelo fato de não termos falado alguma bobagem.

O patriarca bíblico Jó entendia bem o que significa ter pessoas ao lado falando mais do que deviam. Na tentativa de dar uma resposta a todo o seu sofrimento, seus amigos o magoaram ainda mais, a ponto de Jó falar: “Ah! Se vocês ficassem calados, poderiam passar por sábios!” (Jó 13:5, NTLH). Naquele momento de sofrimento, o silêncio ajudaria mais do que formular ideias que faziam o patriarca sentir-se pior do que já estava.

Esse é um princípio importante e que precisa ser lembrado todos os dias. É bom pensar bem antes de falar. É preciso deixar as palavras “passarem pela razão” antes de saírem pela boca. Até porque, quando saem da boca, as palavras não voltam mais e podem provocar estragos muito grandes.

Quando nos encontramos diante de situações a respeito das quais não temos informações profundas e seguras, devemos controlar nossa vontade de falar. É mais seguro. Precisamos ter a consciência de que não temos obrigação de sempre dar nossa opinião.

Uma palavra errada, dita de forma errada e na hora errada, pode deixar marcas profundas em alguém. Por isso, Deus nos desafia hoje a medirmos bem nossas palavras. Ore pedindo ajuda a Ele. Apenas do Senhor virá a sabedoria para falar a coisa certa na hora certa.