Sexta-feira
13 de julho
Edificando sobre a rocha
Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Lucas 6:48

Enquanto assistia ao noticiário, certa noite, soube do desabamento de uma biblioteca recentemente construída. A administração da escola solicitou recursos para ajudar na construção de uma nova biblioteca e também para comprar livros. Muitas pessoas contribuíram para o projeto de construção, de várias maneiras. Após alguns meses, a construção estava concluída e inspecionada. Foi marcada a data da cerimônia de abertura. Era o dia da entrega dos livros para a biblioteca. Os alunos tinham a expectativa de crescer academicamente com o auxílio de uma nova biblioteca.

Um dia, porém, uma tempestade chegou trazendo chuva pesada e ventos tão fortes que o prédio da nova biblioteca desabou. Toda aquela alegria e expectativa acabaram. Que cena triste, ver as prateleiras e os livros encharcados pela chuva e cobertos com detritos! O que havia causado o desabamento da biblioteca recentemente construída? Uma investigação posterior revelou que o alicerce não era sólido. Isso fez com que todo o investimento financeiro, as doações de livros, o tempo e a energia investidos naquele empreendimento acabassem em perda total.

Essa experiência me fez lembrar da parábola de Cristo sobre a inundação (Lucas 6:46-49). Duas casas foram construídas sobre dois fundamentos. No dia da grande tempestade, a casa edificada sobre a areia desabou, enquanto aquela construída sobre a rocha permaneceu firme, enfrentando a tormenta. As imagens no noticiário sobre o alicerce defeituoso me levaram a sentir um medo repentino; pois, imediatamente, refleti sobre o fundamento que eu havia deixado para meus filhos. Sei que tenho me saído bem ao cobri-los com diversos presentes em várias ocasiões. No entanto, dei a eles a dádiva de Jesus? Investi em sua educação, dando-lhes um bom alicerce acadêmico. Eu os ajudei a edificar sobre Jesus, a Rocha? Se não fui cuidadosa em ajudá-los a edificar o caráter sobre o firme alicerce, Jesus Cristo, então negligenciei dar-lhes o melhor de todos os presentes. Teriam eles condições de resistir aos fortes vendavais da tentação e das provas que se enfrentam neste mundo?

Senhor, perdoa-me naquilo em que falhei ao criar os filhos que confiaste ao meu cuidado. Que meu alicerce esteja em Ti e que eu siga Tua orientação, enquanto continuo a lançar o fundamento para eles.

Gertrude Mfune