Qual é o sentido da educação? Ao refletir sobre o propósito de Deus para nossa educação, concluímos que corremos o risco de ser alunos que apenas ouvem, mas não praticam as palavras do Mestre. Tiago considerou essa condição ao escrever: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência” (Tg 1:22-24).
Infelizmente, muitos de nós temos nos dedicado mais ao conhecimento da criação do que ao relacionamento com o Criador. Contemplamos também as obras humanas, as maravilhas da tecnologia, e nosso pensamento se afasta ainda mais.
Em busca de uma educação elevada, podemos nos esquecer com facilidade do caminho que nos conduz à excelência, por meio de nossa comunhão com Deus, que envolve a oração, o estudo da Bíblia e o serviço ao semelhante. Se nos dedicarmos ao estudo do conhecimento humano e nos esquecermos da revelação divina, podemos ser considerados inteligentes, mas nunca seremos sábios. Por isso, a educação de excelência começa com Deus em primeiro lugar.
O propósito da verdadeira educação é nossa restauração à imagem divina. Assim, devemos olhar além das conquistas acadêmicas. Se tudo o que esperamos de uma escola é ter condições para obter uma vida bem-sucedida, rebaixamos o sentido mais importante da educação. Em realidade, aquele que está matriculado na escola de Cristo se preocupa em usar seus dons e conhecimentos para servir à humanidade, ajudando a amenizar o sofrimento, administrar as crises e apontar às pessoas o caminho que conduz à vida eterna.
Portanto, mais do que ouvinte da Palavra, seja um praticante dela. Viva de acordo com todos os Seus ensinamentos. Faça de seu talento, seu ministério, usando o conhecimento humano como ponte para levar pessoas ao conhecimento divino. Essa experiência revolucionária está a seu alcance. Seja um bom aluno da escola de Cristo!