Eu venho de um sistema de crenças do Oriente Médio, assim como meus pais. Minha mãe, que é professora e a irmã mais velha de uma família bastante numerosa, era vista como uma boa esposa naquela cultura – ela também era sobrinha de um líder religioso. Ela estava sempre coberta por um véu e era a primeira a chegar em seu local de adoração. Mas, um dia, seu marido ficou muito doente. A mãe dela, Aissatou, fez tudo o que pôde para conseguir um bom tratamento médico.
Em 1969, quando nasci, a condição de saúde do meu pai havia piorado muito. Depois de tentar muitos remédios e de ir muitas vezes aos curandeiros tradicionais, minha mãe decidiu procurar um pastor cristão, mas sem contar ao meu pai sobre suas intenções. Só havia um movimento carismático naquela região. Durante a reunião com o pastor, minha mãe lhe contou o problema. Então ele respondeu:
– Creia no Senhor Jesus e você será salva, você e toda a sua casa!
Minha mãe ficou perplexa! Como assim? Depois de gastar tudo o que tínhamos com médicos, como meu marido poderia ser curado só com uma frase? Bem, não tenho nada a perder, vou tentar. Então ela prometeu que entregaria seu coração ao Deus cristão caso meu pai fosse curado e passou a ir secretamente àquela igreja para orar pela recuperação do esposo. Graças a Deus, meu pai foi curado, e minha mãe manteve sua promessa de se tornar cristã. No entanto, meu pai se sentiu humilhado pela mudança de religião da minha mãe e insistiu que ela escolhesse entre sua nova fé e o casamento. Sem hesitar, ela escolheu seguir a Jesus. Como consequência, minha mãe se divorciou e foi expulsa de casa com seus nove filhos.
Mais tarde, Deus a direcionou até uma igreja que congregava aos sábados, conforme estava na Bíblia. Ela foi batizada há cerca de 20 anos, durante uma série de conferências. Hoje, minha mãe tem mais de 80 anos, é avó de 46 netos e 3 bisnetos. Até hoje ela é bastante ativa em sua igreja na cidade de Parakou, em Benim.
Fui bastante influenciada pelo que minha mãe falava e por seu exemplo. Posso dizer que a maneira como me encoraja e sua experiência fizeram de mim quem sou hoje. Agradeço a Deus por usar minha mãe para me trazer ao Seu aprisco. Agora é a minha vez de fazer o mesmo com meus filhos.
Que Deus derrame uma bênção especial sobre aquelas de vocês que estão guiando outros aos pés de Jesus.
{ Mamata Sassou }