Você já teve algum daqueles dias em que cada fibra do seu ser dói diante dos desafios à sua frente? Pouco tempo atrás, passei por um dia como esse. A exaustão me consumia. O estresse anuviava meu sorriso. As palavras exigiam energia demais, e só pude suspirar de alívio quando o dia terminou. Quando saí do prédio, fui cumprimentada com um “Louvado seja o Senhor!” por parte de um cavalheiro cuja energia infindável ilumina qualquer dia. Lendo meu semblante, ele me parou e disse: “Sabe o que eu digo às pessoas? Eu digo: ‘Elas’ estão me seguindo.” Fiquei desconcertada.
Por que cargas d’água ele está dizendo isso?, pensei. Será que ele está vendo coisas? Quando ele revelou o que o estava seguindo, só pude louvar o Senhor com ele!
A boa notícia é que “elas” estão seguindo cada uma de nós, assim como seguiram aqueles cujas histórias na Bíblia nos inspiram com possibilidades. “Elas” seguiram Maria Madalena. Ela foi a primeira a ver Jesus após a ressurreição Dele. Paulo perseguiu os cristãos, mas “elas” o seguiam também. Por isso, ele é conhecido como o maior pregador que já viveu. Raabe, a prostituta, é mencionada na genealogia de Jesus. Noé se embriagou logo após ter sido livrado do Dilúvio. Davi cometeu adultério e homicídio, mas foi um homem segundo o coração de Deus. Esses indivíduos todos foram seguidos por “elas”. Assim somos nós. O que é que tem tanto poder em nossa vida nesta jornada cristã?
Nas palavras do cavalheiro que me cumprimentou, “elas” são a graça e a misericórdia! A misericórdia não executa o castigo que mereço por meus pecados, e a graça me abençoa a despeito do fato de eu não merecer as bênçãos do Salvador. Estamos vivendo o momento atual devido à graça e à misericórdia. Como é poderoso o Deus a quem servimos!
Nos momentos mais tenebrosos da vida, quando nos sentimos esquecidas e solitárias, a graça e a misericórdia nos seguem. Quando nos sentimos como se houvéssemos fracassado por completo, a graça e a misericórdia nos erguem. Quando a enfermidade consome nosso corpo, a graça e a misericórdia nos confortam. Seja qual for nossa dificuldade, a graça e a misericórdia nos garantem vida vitoriosa em Jesus! Graças ao Senhor porque “elas” nos seguem. Anime-se!
“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmo 23:6, ARA).
Deborah M. Harris