Segunda-feira
30 de junho
ELE NÃO DESISTE DE VOCÊ
Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama no Sheol, também lá estás. Salmo 139:7, 8

Em um Encontro de Jovens, uma música tocou meu coração. Ela dizia que Jesus nos ama, quer nos ver felizes e, mesmo que nos afastemos, Ele continua nos amando, pois não desiste de nós.

No verso de hoje, Davi parece querer fugir de Deus, pois estava envergonhado de seus pecados. Mas ele chega à conclusão de que isso é impossível, ainda que suba aos céus ou desça ao mais profundo abismo. Com essas declarações, o salmista expressa sua compreensão da onipresença de Deus, que vai atrás da ovelha perdida nos lugares mais difíceis e tenebrosos, pois não desiste do pecador.

As palavras de Davi desfazem dois mal-entendidos que povoam o imaginário cristão. O primeiro é a crença de que Deus não pode estar em certos lugares que O desagradam. Esse é um equívoco que contradiz o verso de hoje e carrega uma visão limitante do poder de Deus. Existem, por exemplo, testemunhos de pessoas que deixaram festas mundanas influenciadas pelo Espírito Santo e voltaram para os caminhos do Senhor. Vale lembrar, porém, como escreveu Ellen G. White, que “o Senhor Jesus não pode guardar nenhuma alma que se coloca no terreno do inimigo e se rodeia dos que preferem aquela espécie de conversa e conduta que constitui ofensa ao Deus que ele reverencia e ama” (Nossa Alta Vocação, p. 255).

O segundo mal-entendido é a ideia de que devemos fugir de Deus quando pecamos. Esse pensamento foi criado e tem sido propagado por Satanás desde a entrada do pecado no mundo. Primeiro, ele procura nos derrubar; depois, envenena nossa mente com o pensamento de que fomos longe demais para receber o perdão divino. Entretanto, o apóstolo João desmistifica esse engano com o seguinte conselho: “Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1Jo 2:1, 2).

Se você pecou e está com vergonha de Deus, não dê ouvidos às sugestões do inimigo. Corra imediatamente para Cristo e receba o perdão!