Meu esposo e eu marcamos um compromisso para uma sexta-feira à tarde, no horário em que nossa filha, de oito anos, tinha aula de inglês. Calculamos o tempo de ida e volta e mais o tempo que ficaríamos no local. Tudo certo, daria tempo de buscá-la. Mas, na volta, um engarrafamento não nos permitiu chegar no horário, às 17 horas. Estacionamos o carro em frente à escola às 17h55, e qual não foi minha surpresa quando a orientadora me disse:
– Sabe, estou muito admirada com sua filha.
Perguntei o motivo, e ela respondeu:
– Sua filha estava muito tranquila na sala de espera. Perguntei a ela se queria que eu ligasse para saber o porquê do atraso de vocês, e ela então respondeu que não precisava. Disse que vocês podiam até demorar, mas nunca se esqueciam dela.
Passei o dia seguinte refletindo sobre a resposta de minha filha. Fiz a pergunta para mim mesma: “Mantenho a calma diante das dificuldades? Tranquilizo-me quando a resposta a uma oração não chega na hora ou da maneira que eu quero? Como ajo na hora da incerteza ou em um momento estressante?”
Muitos questionam a demora de Deus. Onde Ele está que não vê as aflições deste mundo? Por que permite que tragédias aconteçam? Por que crianças e pessoas inocentes morrem de câncer? Por que eu tenho que orar se Ele já sabe o que fazer?
Algumas das respostas são tão claras e óbvias, tão fáceis de serem aceitas por alguns. Outros têm dificuldade de compreender e até culpam a Deus por tudo de ruim que acontece neste mundo.
O tempo de Deus é diferente do nosso. Eu queria muito que Jesus já tivesse voltado, mas Ele ainda não voltou. Aparentemente está demorando, mas tenho a certeza de que Jesus me buscará. Ele buscará você também. A única coisa que Ele espera é que minha fé seja genuína. Essa fé não se adquire de uma hora para outra. Não é vendida em uma prateleira. É conquistada e adquirida diariamente por meio do meu e do seu relacionamento pessoal com Ele. A minha parte é buscá-Lo em qualquer situação. Então a certeza da Sua volta será implantada no meu íntimo e, se alguém caçoar de minha fé ou questioná-la, eu direi: “O Senhor pode até demorar, mas Ele nunca Se esquece de mim!”
Richele Schmitz dos Reis