Sábado
27 de maio
Eliana-Naghenjwa
Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro. Provérbios 22:1, ARA

Você já desejou que lhe tivessem dado um nome diferente daquele que você tem? Em caso afirmativo, há esperança para você! Jesus prometeu: “Ao vencedor […] lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe” (Ap 2:17).

Então, o que há em um nome? Os nomes são usados para identificar uma pessoa, coisa ou lugar. Os nomes também representam o caráter da pessoa ou quem ela é. Também acho que um nome pode fazer o papel de uma oração, toda vez que se chama alguém. Quando nossa primeira filha nasceu, quisemos lhe dar o nome de sua avó paterna. Ela tem um belo nome Pare (uma tribo do nordeste da Tanzânia), “Naghenjwa”, que significa “Eu sou socorrida/salva”. No entanto, sabíamos que muitas pessoas teriam dificuldade para pronunciar esse nome, e pensamos em achar outro que pudesse complementá-lo e ainda ser mais fácil para chamá-la. Escolhemos três nomes, e enquanto ainda decidíamos qual deles usar, ela resolveu chegar um mês antes do que esperávamos. Acabamos por escolher “Eliana”, um nome hebraico que significa “O Senhor atendeu/respondeu”. Assim, ela foi chamada Eliana-Naghenjwa: o Senhor atendeu/ respondeu; sou socorrida/salva.

Esse bebê acabou sendo uma enorme bênção, desde o seu nascimento até agora, enquanto escrevo. Você não pode deixar de ver que há uma bênção que a acompanha. Todas as coisas más que as pessoas nos avisaram que acontecem com bebês nunca aconteceram com ela. Ela é estimada por todos, onde quer que vá e em qualquer coisa que faça. É uma alegria estar com ela. Fui levada a pensar que toda vez que ela é chamada “Eliana-Naghenjwa”, esse nome é na verdade uma breve oração, lembrando a Deus que essa filha Ele já atendeu/respondeu e socorreu/salvou.

E se você tivesse oportunidade de escolher seu nome? Qual escolheria para refletir sua confiança em Deus? Que sua escolha seja uma oração e um lembrete constante   de que você pertence a Deus.

Lynn Mfuru Lukwaro