Você já percebeu que as palavras mais importantes da vida são as mais difíceis de ser definidas? Paz, fé, amor, felicidade, esperança, e a lista poderia continuar. Explicar o que é felicidade, por exemplo, tem sido um desafio para a maioria dos filósofos ao longo dos séculos.
Aristóteles ensinava que a felicidade é uma atividade ética, decorrente da realização prática das virtudes. Para Epicuro, a felicidade se relaciona com o prazer. Já o estoico Sêneca defendia que a felicidade pode ser encontrada na contemplação das coisas simples, como apreciar uma maçã ou a beleza de um pôr do sol.
Independentemente da definição, a verdade é que todos nós buscamos a felicidade. E se “todos os mortais estão em busca de felicidade”, como frisou Baltasar Gracián, isso é “um sinal de que nenhum deles é feliz”. O problema é que a sociedade atual está mergulhada em angústias e carências tão profundas que a busca pela felicidade virou uma obsessão.
Às vezes temos a impressão de que não há mais espaço para tristeza, dor e silêncio. Analgésico virou bala. A diversão invadiu todos os espaços de nossa agenda. Se você quiser ser “bem-sucedido” na cultura pósmoderna, tem que preencher a rotina com academia, psicólogo, coaching, festa, viagens, selfies e, é claro, tem que postar tudo nas redes sociais. Será que esse é o caminho?
Acredito que felicidade é ter uma experiência com Deus, o único Ser capaz de preencher as carências humanas, “pois Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17:28). Apenas em Deus encontramos plenitude, satisfação e verdadeiro bem-estar. Como disse C. S. Lewis, “Deus não pode nos dar uma paz e uma felicidade distintas Dele mesmo, porque fora Dele elas não se encontram. Tal coisa não existe”.
Assim como um celular sem bateria para de funcionar se estiver desconectado da tomada, você e eu somos infelizes se estivermos longe de Deus. Então, desafio você hoje a passar tempo com o Criador através da leitura da Bíblia e da prática da oração. Saia de casa com Deus e não volte sem Ele. Pare de viver obcecado pela alegria passageira do mundo. Conecte-se ao Senhor, e você encontrará o caminho da felicidade.