Quinta-feira
05 de agosto
Em busca de sentido
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Provérbios 3:5

Analisar o passado é uma atitude muito importante para entender a vida presente. Mesmo vivendo em uma sociedade cada vez mais avançada nas áreas de ciência e tecnologia é possível constatar que a natureza humana permanece a mesma.

Há muitos anos, um sábio rei quis descobrir o que seria necessário para encontrar o sentido da vida. Cheio de vigor, tinha poder, dinheiro e, sobretudo, tempo para investir em sua tarefa, uma vez que seu reino estava em paz. Suas percepções foram publicadas no livro de Eclesiastes.

Salomão procurou o sentido da vida em todos os lugares em que nós também somos tentados a buscar. Ele começou sua jornada experimentando os prazeres da vida. “Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. […] Decidi entregar-me ao vinho e à extravagância, mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que vale a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana” (Ec 2:1, 3). Qual foi a conclusão a que chegou? “Tal como o estalo de espinhos debaixo da panela, assim é o riso dos tolos. Isso também não faz sentido” (Ec 7:6). Gravetos queimam bem, produzem brilho e fazem barulho, mas não duram muito; assim como ocorre com os prazeres fugazes da existência humana.

Salomão também procurou o sentido da vida no dinheiro: “Tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém. Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias” (Ec 2:7, 8). E qual foi o resultado? “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido” (Ec 5:10).

Portanto, em sua jornada em busca do sentido da vida, Salomão percebeu que os prazeres e riquezas são insuficientes para preencher o vazio do coração humano. Você não precisa experimentar a frustração que ele experimentou; por isso, ouça o que o testemunho dele tem a dizer e busque em Deus o caminho da plenitude de vida. Nele você pode confiar!