Davi fugia de Saul. E, em uma de suas estratégias humanas e destituídas de fé, buscou refúgio nas terras dos filisteus. Mas surgiu o impasse: uma guerra foi declarada entre Israel e os filisteus. E agora? Davi era israelita, ungido do Senhor para ser o futuro rei e defensor de Seu povo. O que fazer se ele simulou estar em aliança com os filisteus e sob sua proteção?
Embora Davi tivesse vacilado, ele não havia perdido o propósito de ser leal a Deus. O Senhor esteve por trás do fato de os príncipes filisteus terem rejeitado a presença de Davi no campo de batalha. Eles se lembravam da vitória de Davi sobre Golias. E, mesmo que estivesse sendo perseguido por Saul, temiam que Davi se virasse contra eles, durante a batalha, trazendo-lhes derrota.
Davi e seus 600 homens retornaram a Ziclague, onde moravam entre os filisteus. Mas que desolação! Durante o período em que Davi e seus soldados estiveram ausentes, os amalequitas haviam invadido a cidade, colocado fogo em tudo e levado os despojos, as mulheres e as crianças.
Chocados, Davi e seus bravos guerreiros choraram até as forças acabarem.
Mais uma vez, a inconsequente escolha de Davi lhe pesou ao coração. Revoltados, os aliados de Davi começaram a culpá-lo pela desgraça e, cegos de raiva, ameaçavam apedrejá-lo.
Nenhum apoio humano lhe restara. Davi havia perdido tudo! Longe de seu lar, foragido de Saul, expulso pelos filisteus, a cidade onde se refugiara havia sido destruída, sua família levada pelos inimigos, e até os amigos estavam ameaçando-o. Angustiado em nível extremo, em vez de entregar-se à dor, Davi voltou-se a Deus.
Relembrando o passado, sentiu refrigério nas tantas provas do cuidado e favor de Deus. Afinal, em que o Senhor o havia abandonado? Mesmo sob o fardo do abandono humano, das reclamações e do clima de descontentamento, Davi agiu com bravura e coragem e escolheu confiar. Consultou o Senhor e obteve a resposta de que deveriam perseguir a tropa dos amalequitas, pois venceriam.
Então os soldados se acalmaram. Foram atrás dos inimigos e, lançando-se furiosamente sobre eles, lutaram até vencer, recuperando o que lhes pertencia.
Você está em um impasse? Volte-se às tantas provas da atuação de Deus em sua vida e seja reavivada por Seu amor, Suas promessas e Seu cuidado. Avance na certeza da vitória!