Durante as minhas férias de primavera daquele ano, o dia 1o de abril amanheceu estranhamente chuvoso e tempestuoso. Dois dias antes, eu tinha voado para casa, em St. Thomas, de onde eu acompanharia minha mãe recentemente hospitalizada em uma unidade de transporte aéreo de UTI para um hospital em Miami, Flórida.
Como estava com alteração no ritmo respiratório e arritmia, minha mãe precisava ser entubada para o voo. No caminho para o aeroporto, dentro de uma ambulância, passamos por outra ambulância envolvida em um acidente naquela forte tempestade.
Sentei-me logo atrás do copiloto, ao lado da maca de mamãe e em frente aos três médicos, também em assentos apertados, ao lado do piloto do avião. Orei enquanto o avião fazia uma subida difícil em direção ao sol, através de nuvens espessas, escuras, açoitadas pela chuva e pelo vento. Quando o avião nivelou, agradeci a Deus e acabei cochilando. Sons de bipes repentinos me despertaram. O monitor de respiração de mamãe tinha parado de funcionar.
A enfermeira bateu nele duas vezes. Ele reiniciou e, depois, parou novamente. A moça tentou substituir um cordão, mas ele estava preso. Os médicos tentaram fazê-lo funcionar, depois o copiloto e, finalmente, o piloto. Mas ele estava travado! A enfermeira começou a fazer ventilação mecânica em minha mamãe. Estávamos apenas quase na metade de nosso voo de quatro a cinco horas! Pensei: “Devo estar sonhando, isso não pode estar acontecendo!”
Em seguida, orei: Senhor, Tu afirmaste que não nos dará mais do que podemos suportar. Devo pedir que eles voltem para St. Thomas ou parem em Porto Rico? A paz de Deus veio sobre mim e me manteve calma, assegurando-me de que deveríamos continuar o voo. Milagrosamente, os números no monitor cardíaco de mamãe permaneceram estáveis durante as três horas restantes daquele voo.
Enquanto escrevo este texto, mamãe está viva, alerta e saudável depois de sua pneumonia, três semanas de intubação e meses de reabilitação.
Que a paz de Deus guarde a todas nós enquanto passamos pelas tempestades da vida.
{ Wanda Van Putten Allen }