Segunda-feira
18 de dezembro
ENCRENQUEIROS
O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias. Provérbios 26:21

Há alguns anos, li a respeito de um antigo método de tortura praticado pelos chineses. Quando capturavam um inimigo, amarravam- no e depois colocavam sobre a sua cabeça uma fonte de água, a fim de que o gotejar contínuo caísse sobre ele. Uma gota. Duas gotas. Três. Quatro. Vinte. Cem. Mil. Dez mil… Os relatos históricos revelam que essa simples forma de tortura era capaz de levar os prisioneiros à loucura. Guerreiros fortes e bem treinados, com resistência a grandes sofrimentos, enlouqueciam com a incessante goteira. 

Isso nos lembra do provérbio que diz: “A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso” (Pv 27:15). Conhece alguém assim, que gosta de provocar e arrumar brigas? Se houvesse um concurso de encrenqueiros, em que posição você ficaria? 

Deus quer que usemos nossa boca para abençoar as pessoas, não para criar problemas. Quem é rixoso em casa, na escola ou na igreja é semelhante a um pinga-pinga interminável. Além de desperdiçar água, é um estorvo na vida dos outros. Perceba que são as pequenas atitudes que causam grande desgaste nas relações interpessoais (Pv 10:12; 1Co 3:3). Então reflita um pouco e veja se há alguma goteira a ser estancada em suas palavras e ações. 

Um amigo costumava dizer: “Latas vazias são as mais barulhentas.” Quem não cuida dos pensamentos será refém das próprias palavras. A Bíblia diz: “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato” (Pv 10:19). Salomão ainda recomenda: “[Há] tempo de calar e tempo de falar” (Ec 3:7). Portanto, se tiver que falar algo, use os seus lábios de forma construtiva. 

O escritor Warren Wiersbe afirma que a humanidade está dividida em três categorias: “os sonhadores, que têm grandes ideias, mas nunca realizam muita coisa; os faladores, que só exercitam os maxilares e as cordas vocais, mas se esquecem das mãos e dos pés; e os realizadores, que falam pouco, mas, com a ajuda de Deus, transformam sonhos em realidade” (Comentário Bíblico Expositivo, v. 3, p. 422). 

De qual desses grupos você quer fazer parte?