Quando José assumiu sua nova responsabilidade como gerente dos bens do oficial da guarda do faraó, percebeu que o patrão tinha muitas riquezas, uma esposa e muitos empregados à sua disposição. Embora José não fosse natural daquela cidade, era muito querido pelos outros funcionários.
A esposa do patrão, por sua vez, olhou para ele e logo maquinou o mal. Ela pensava que ele era como os outros gerentes que já haviam passado por ali. Achava que ele cederia às suas pressões imorais. Mas, ao tentar muitas vezes seduzir José, sempre recebia um sonoro não como resposta.
José tinha uma íntima ligação com Deus, o que o ajudava a resistir até as mais fortes tentações. Seu contato diário e regular com o Céu fez com que a proposta indecente de uma mulher bonita fosse recusada veementemente.
Todos os dias, a esposa do patrão fazia o que o provérbio de hoje diz. Falava palavras adocicadas de sedução, mas José sabia que aquilo seria uma espada que o levaria à morte. Mesmo assim, as constantes recusas de José não fizeram com que a mulher desistisse dele.
Quando o jovem se viu no auge da tentação, disse à mulher: “‘Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?’ Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela” (Gênesis 39:8-10).
O grande José do Egito, de quem parafraseei a história, venceu suas tentações com a força que adquiria em seus hábitos espirituais. Perceba que o motivo pelo qual ele não cedeu àquela tentação foi a preocupação em não entristecer a Deus.
Muitas pessoas vivem uma constante situação de derrota diante do pecado. Isso acontece, principalmente, pela falta de força espiritual. Se você está passando por esta situação precisa fazer algo com urgência.
Infelizmente, ao contrário de José, muitos jovens têm cedido às tentações e enveredado por um caminho de morte. A vontade de Deus para Seus filhos é que se mantenham firmes no plano original de Deus. Viva essa verdade e seja um José na atualidade.