Em minha primeira graduação, estudava à noite em uma universidade pública. Desde o início do curso, enfrentei problemas com as aulas de sexta-feira à noite. A cada semestre era necessário conversar com coordenadores e professores do curso para tentar cumprir os requisitos das matérias de sexta. Geralmente, as pessoas eram compreensivas e tentavam ajudar. No entanto, muitas vezes enfrentei dificuldades e fui incompreendida.
Minha turma da faculdade estava se formando, mas eu precisaria permanecer para cursar as disciplinas de uma professora cujas aulas sempre caíam às sextas e aos sábados. Ao conversar com essa professora para ver como poderia compensar minhas faltas, ela me disse para deixar de ser fiel a Deus apenas por um ano e, depois de formada, voltar a segui-Lo. Ao ouvir isso, respondi: “Professora, se a senhora soubesse o tipo de relacionamento que tenho com Deus, não faria essa sugestão. Ele sempre foi fiel, como eu poderia ser infiel a Ele, mesmo que só por um tempo?”
Tentei cursar a disciplina frequentando apenas as aulas que eram dadas às segundas-
feiras a cada 15 dias. No entanto, por mais que me esforçasse, percebia que a professora não estava interessada em me ajudar, pois todas as provas e trabalhos eram marcados para as sextas-feiras. Depois de tentar por vários meses, resolvi parar de frequentar
as aulas.
Ao informar a professora sobre minha decisão, agradeci por sua ajuda e lhe dei um livro O Grande Conflito com uma dedicatória dizendo que entregaria a vida dela nas mãos de Deus. Ela ficou emocionada e envergonhada. Pediu que eu escrevesse uma carta ao colegiado solicitando que as aulas dela não caíssem mais às sextas ou aos sábados. Eu já havia chorado muito, pois se não houvesse mudança teria que estudar mais um ano para me formar e perderia os dois concursos nos quais já havia passado. Escrevi a carta e fui conversar com o coordenador do curso.
Se você também está enfrentando alguma provação, saiba que é melhor sofrer as consequências presentes e ganhar a recompensa eterna do que optar pelo caminho mais fácil e ser infiel a Deus. Afinal, aqueles que perseverarem na provação receberão a coroa da vida.
Marisa Pereira de Souza Schultz