Segunda-feira
27 de novembro
Enxada
Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver. Marcos 12:44

É impossível não se emocionar ao ver o vídeo de formatura da estudante Kauany Sousa. No alto de uma escada, de onde desciam os formandos para se encontrar com familiares e amigos, ela surge segurando um cartaz no qual estava escrito: “Meus pais, meus heróis.” Até aí, nada demais. Porém, quando ela deixa o cartaz de lado, empunha sobre a cabeça a enxada com a qual seu pai sustentou seus estudos, desce os degraus de seu dia de glória em lágrimas e é abraçada pelo casal de homenageados, sua formatura deixa de ser comum e passa a merecer destaque nacional. O vídeo de apenas dois minutos teve milhões de visualizações no YouTube.

Nascida em uma família muito pobre, que morava numa casa de taipa e barro com apenas um quarto e sem camas, no interior do Rio Grande do Norte, Kauany foi alfabetizada bem mais tarde que o convencional e só assistiu a um programa de televisão aos 17 anos de idade.

Para ajudar em casa, a garota pobre acompanhava o pai na roça. Segundo ela, em tempos difíceis, o pai recebia apenas 20 reais por semana. Em um depoimento ao jornal Folha de S. Paulo, Kauany diz: “Agradecíamos quando um vizinho nos dava um prato de comida.” Ela continua: “Nessa época, aprendi a ler debaixo de uma árvore, sentada no chão, graças a uma conhecida que, depois, me levou à escola. Mas meus irmãos não continuaram nos estudos. Seguiram o ciclo da roça: trabalhar, casar e ter filhos.”

Depois de concluir tardiamente o ensino médio e com o sonho de fazer jornalismo, Kauany tentou uma bolsa em uma faculdade particular. Como a instituição não oferecia o curso desejado, ela iniciou e concluiu serviço social. Depois de cursar três períodos, ela foi aprovada no vestibular para jornalismo na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. A homenagem marcante ocorreu na formatura de serviço social.

Essa é a história de uma pessoa que deu tudo o que tinha, fez muito do pouco que lhe foi dado e coroou com gratidão sua linda vitória. Gente assim não passa despercebida pelos olhos de Jesus. Em contexto diferente, a viúva pobre entrou para a história como alguém que deu tudo o que tinha em gratidão por tudo o que Deus significava para ela.

Faça das situações de sua vida oportunidades de crescimento. Lembre-se de quem contribuiu para seu sucesso e sempre honre, com gratidão, aqueles que Deus tem usado para fazer de você um vencedor.