Segunda-feira
14 de março
Enxugar gelo
Aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. [...] Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Efésios 5:10, 15, 16

Certas coisas que fazemos na vida são pura perda tempo. Se pensássemos bem, não faríamos. São um atentado à inteligência. Ninguém em sã consciência dedica tempo, por exemplo, para enxugar gelo, não é verdade? Você e eu sabemos que o uso cotidiano do tempo é algo sério! Veja o que Ellen White diz a respeito:

“Do justo emprego do tempo depende nosso êxito […]. Alguns momentos aqui e outros ali, que poderiam ser dissipados em conversas inúteis; as horas matutinas tantas vezes desperdiçadas no leito; o tempo gasto em viagens de ônibus ou trem, ou em espera na estação; os minutos de espera pelas refeições, de espera pelos que são impontuais – se […] fossem empregados estudando, lendo ou meditando, o que não poderia ser conseguido! O propósito resoluto, a aplicação persistente e a cautelosa economia de tempo habilitarão os homens a adquirir o conhecimento e a disciplina mental que os qualificarão para quase qualquer posição de influência e utilidade [na vida]” (Parábolas de Jesus, p. 343, 344).

Uma pesquisa feita no México em 2017, pelo IFT (Instituto Federal de Telecomunicaciones), constatou que as crianças gastam quase cinco horas e meia por dia vendo televisão; mais do que o tempo que passam na escola. Perguntaram a Barry Black – um pastor adventista, negro, que chegou a ser o 62o (sexagésimo segundo) capelão do Senado dos Estados Unidos – como ele conseguiu terminar três mestrados e dois doutorados. Ele respondeu: “Simples, é que eu quase não assisto à televisão.” No tempo dele, a tentação era uma única tela. E hoje? Hoje muitos de nós gastamos uma boa parte do tempo “enxugando gelo”. Assim, corremos o risco de esquecer que Jesus está perto de voltar e que cada novo dia é uma oportunidade para nos consagrarmos a Ele. Por isso, a advertência de Deus para nós é clara e objetiva: “Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, de que Deus lhe pedirá contas de tudo que fizer” (Ec 11:9, NVT). Pense nisso!