Quinta-feira
18 de outubro
Enxurrada
Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda. Provérbios 17:14

Uma história impressionante aconteceu com um pastor adventista no Chile. Em uma semana de muita chuva, os rios que cortavam a cidade em que ele morava transbordaram. O pastor estava dormindo em casa, quando foi acordado com um barulho muito grande. Olhou pela janela e viu uma grande enxurrada se aproximando. Quando saiu pela porta da frente de sua casa, ele foi arrastado por uma onda de lama e água. Milagrosamente, o pastor conseguiu se agarrar a uma palmeira que ficava alguns metros à frente e ficou se segurando na árvore por quase seis horas até o resgate.

A água é um dos elementos mais fortes da natureza. Quando vem em grande quantidade, ela tem uma força destrutiva. Por isso, o sábio compara problemas não resolvidos a um pequeno vazamento em uma barragem. Caso esse “probleminha” não seja resolvido logo, pode gerar uma corrente de problemas muito maiores.

Precisamos resolver as pendências da vida enquanto elas ainda não tomaram proporções grandes. Adiar conversas ou, simplesmente, ignorar os fatos pode ser muito prejudicial. Por isso, a Bíblia nos apresenta três princípios que nos ajudarão a não deixar pequenos problemas virarem grandes questões.

1. “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão” (Mateus 18:15). O primeiro princípio diz respeito à conversa pessoal que deve existir entre aqueles que se desentenderam. Observe que Jesus mandou ir falar com o irmão, não com o Facebook, os vizinhos ou colegas.

2. “Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha” (Efésios 4:26). O segundo princípio diz respeito ao tempo em que deve ser resolvida a discussão. É preciso solucionar as pequenas questões entre as pessoas o mais rápido possível, antes que elas cresçam.

3. “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9). O terceiro princípio fala sobre nossa atitude diante das questões que surgem ao convivermos com outras pessoas. Devemos buscar sempre a paz, nunca a guerra.

Não permita que pequenos problemas se tornem uma enxurrada de dificuldades sem controle em sua vida. Como Cristo, devemos trabalhar para termos o melhor relacionamento possível com todos os que estão ao nosso redor. Faça isso logo e sempre.