Quem usa computadores, em algum momento, já teve que ter paciência com travamentos ou fechamentos bruscos da página. Algumas vezes, mensagens de erro aparecem com ofertas de reparos. Certa vez, cliquei em uma dessas ofertas e tive que esperar um bom tempo enquanto o computador reparava o erro. Não sei explicar o que aconteceu com o sistema operacional; mas, quando finalmente o computador voltou a funcionar, o erro estava resolvido.
Reparar o erro não é apenas uma função automática de um sistema operacional de computador. Também é uma característica de todos aqueles que têm o coração transformado por Cristo.
Existe um vírus chamado pecado que foi colocado em nosso “sistema” no dia em que Adão e Eva comeram do fruto proibido no jardim do Éden. Deus havia avisado ao casal que eles deveriam ficar longe daquela árvore; eles, porém, não deram ouvidos. Desde aquele dia, todos os seres humanos passaram a ter defeitos em sua natureza.
Todos cometem erros, desde o pastor da igreja até o membro mais novo na fé. O apóstolo Paulo disse: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). Mesmo sendo tão iguais assim, existe uma coisa que distingue os pecadores que são de Cristo daqueles que não são: a atitude pós-pecado.
Quando “o sistema operacional” comete um erro, quem não entregou a vida de modo completo a Jesus continua a vida como se nada tivesse acontecido. Não surge na consciência uma mensagem indicando que eles devem fazer algo em relação àquela falha. Já os que são 100% de Jesus, agem de maneira diferente. Como seres humanos eles falham, mas seu diferencial é o arrependimento. O Criador do “sistema operacional” envia uma mensagem oferecendo perdão e a indicação da reparação do erro. Os cristãos verdadeiros atendem ao chamado divino.
Confissão e arrependimento são as primeiras coisas que devemos fazer. Além disso, é preciso ter disposição para reparar o erro cometido. Se prejudicamos alguém, devemos fazer o possível para consertar o que fizemos. Se demos prejuízo, devemos ressarcir.
Um dia, o Criador restaurará nosso “sistema operacional” para a condição de perfeito. Até lá, sigamos com Ele todos os dias de nossa vida. Ele nos ajudará a reparar os erros cometidos.