Meu esposo sonhava, desde a adolescência, em ver o Matterhorn, nos Alpes, na fronteira da Suíça com a Itália. Finalmente chegamos lá. Essa montanha de 4.478 metros de altura tem quatro lados, tão verticais, que permanecem sem a cobertura da neve na maior parte do tempo, embora as montanhas em seu entorno fiquem belas e brancas o ano inteiro. Conquistar aquele pico mexe com o coração de uns três mil decididos alpinistas cada ano. O que motivaria um alpinista a se preparar física e emocionalmente para enfrentar os riscos do rochoso penhasco, bem como os padrões extremos e voláteis do clima? Só pode ser um insaciável desejo no coração de atingir aquele ponto mais alto.
Como cristãos, quando temos o desejo motivador de alcançar o celestial ponto alto, o diabo parece nos cercar com riscos espirituais. Porém, podemos encontrar, na Palavra de Deus, o equipamento para a escalada diária. Precisamos nos voltar para a Sua Palavra em busca do equipamento necessário ao enfrentar desafios.
Depressão: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda O louvarei; Ele é o meu salvador e o meu Deus” (Sl 42:5, 6).
Ansiedade: “Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o Teu amor leal, Senhor, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o Teu consolo trouxe alívio à minha alma” (Sl 94:18, 19).
Doença: “O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará” (Sl 41:3).
Filhos: “Todos se reúnem e vêm a você; de longe vêm os seus filhos, e as suas filhas vêm carregadas nos braços. Então o verás e ficarás radiante; o seu coração pulsará forte e se encherá de alegria” (Is 60:4, 5).
Envelhecimento: “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. […] Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Is 40:29, 31).
Lendo as inscrições das lápides na vila de Zermatt, notei que centenas perderam a vida em tentativas malsucedidas de atingir o pico do Matterhorn. Em nossa escalada espiritual, podemos confiar que a corda divina será a garantia de nossa segurança, capacitando-nos a alcançar o topo!
Roxy Hoehn