Domingo
17 de fevereiro
Escolha a boa parte
Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. Lucas 10:42

Creio que cada mulher tem uma Marta e uma Maria dentro de si. A Marta interiormente está oprimida com coisas para fazer. Sua mente está sempre correndo. Marta é a pessoa à beira da insanidade. Ela quase não tem tempo para devoção pessoal ou sono adequado porque ela não sabe como “desligar”. Depois do trabalho, ela cozinha, lava os pratos, prepara as coisas das crianças para o dia seguinte e nem começou a atender às necessidades do marido. Viciada em trabalho, ela começa a se ressentir de todos à sua volta. Ninguém a ajuda. Quem cuida dela?

A Maria é calma interiormente. Ela escolhe ouvir a orientar todos ao redor. Ela escolhe o caráter sobre a estratégia; o propósito e a missão sobre a atividade; a sanidade sobre a lista de “coisas a fazer”; o tempo de qualidade em vez de ter coisas feitas.

Jesus afirmou que Maria havia escolhido a boa parte! Ou seja, ela escolheu Jesus em vez da agitação de ministrar. Enquanto Marta havia recebido Jesus em sua casa (Lc 10:38), imediatamente ela foi trabalhar. Tudo tinha que estar bem. Para ser honesta, eu teria feito o mesmo, e você também. No entanto, ela estava fazendo tanto – ou se eu pudesse colocá-la em linguagem atual, ela estava fazendo o máximo – que não percebeu o quanto realmente precisava ser feito. Marta olhou ao redor e percebeu que sua irmã estava sentada. Você acredita que Maria tinha a coragem de sentar-se aos pés de Jesus e ouvi-Lo enquanto havia tanto trabalho a ser feito? Então Marta fez fofoca a respeito de Maria.

“Marta, Marta”, diz Jesus. “Você está preocupada [ansiosa] e inquieta [distraída] com muitas coisas” (v. 41). Havia tantas coisas sobre as quais ela estava ansiosa, e, no fim do dia, era mais uma distração do que qualquer outra coisa. Jesus começa a explicar a ela que Maria realmente havia escolhido a boa parte e Ele não iria tirar isso dela.

Há tempo e lugar para tudo. No entanto, eu argumentaria que a Marta que existe dentro de nós tenta conseguir um tempo e um lugar para tudo. Espero que você capte essa sutil diferença. Quero encorajar você a falar amorosamente com a sua Marta e dizer a ela para não se ressentir com Maria ou sentir-se culpada por escolher o que Maria escolheria. Essa é a boa parte! Então deixe toda a sua atividade de lado e prefira estar aos pés de Jesus.

Rebecca Davis