Se tivesse que resumir a vida numa frase, penso que seria: “Viver é escolher.” Estamos sempre fazendo escolhas. Não passará um único dia em nossa vida sem que tenhamos que tomar uma decisão. Algumas são simples e cotidianas; outras são complexas, demandam reflexão e têm implicações eternas. Certas consequências de nossas escolhas são imediatas; outras só podem ser percebidas a longo prazo. Uma coisa é certa: as escolhas têm o potencial de marcar nossa vida.
Tenho percebido que, na vida, o mais difícil não é escolher entre o certo e o errado. Em geral, essas coisas estão em polos opostos, e fica fácil saber para onde ir. Porém, quando estamos entre duas coisas certas, e uma delas precisa ser escolhida, fica difícil tomar uma decisão. Parece que, de repente, chegamos a uma encruzilhada e perguntamos: “Senhor, o que devo fazer?”
Isso ocorre porque a vida não é tão simples como alguns pensam. Duas possibilidades boas não são iguais nem resultam nas mesmas coisas. Quando dois caminhos têm finais positivos e são eticamente corretos, devemos pedir a sabedoria divina, usar o livre-arbítrio, nos satisfazermos com a decisão tomada e estar preparados para as consequências.
Contudo, entre o certo e o errado, sempre haverá um claro “assim diz o Senhor”. A promessa Dele para nós é: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; Eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem” (Sl 32:8, 9).
Deus deseja nos orientar para que sejamos capazes de fazer as melhores escolhas, mas nem sempre buscamos Sua orientação. Preferimos agir como irracionais que, para obedecer, precisam de um cabresto. Então, não seja cabeça-dura!
Cada manhã, ao começar um novo dia, consulte o Senhor sobre o melhor caminho. Não tome atalhos ou o trajeto de sempre. Lembre-se de que Deus não promete respostas específicas. Ele garante a orientação, aponta o caminho certo e diz: “Há duas estradas a percorrer, dois senhores e dois destinos a seguir. Agora escolha.”
Se você deseja tomar as melhores decisões hoje, ouça a doce e insistente voz do Espírito dizendo: “Filho, este é o caminho!”