Estima-se que o ser humano comum toma, em média, 35 mil decisões em um dia normal. Nos extraordinários, com eventos que demandam mais tomadas de decisão, esse número pode aumentar significantemente. Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, a nossa rotina e vida são pautadas por escolhas e decisões. Nada acontece por acaso. Tudo o que fazemos é fruto de decisões que tomamos. Tanto as coisas boas como as ruins que acontecem no nosso dia a dia são consequências de nossas escolhas.
Quanto tempo você tem dedicado a Deus para começar seu dia? Quanto das decisões de sua vida levam em conta o que Ele pensa sobre a realidade? O salmista nos deixa um sábio conselho: “escolh[a] o caminho da fidelidade”. Ao tomar suas decisões, opte sempre por colocar Deus em primeiro lugar. Se fizer isso, você verá que as suas escolhas sempre serão as melhores.
Além de falar com Deus, é fundamental estar com os ouvidos abertos para bons conselhos. Pais e amigos confiáveis podem ser para nós uma fonte de sabedoria diante dos dilemas da vida e das situações do dia a dia.
Como são feitas as suas escolhas? Você pensa antes de decidir? Ou você é aquele tipo de pessoa que só reflete na decisão tomada quando está sofrendo as consequências dela? A vida é feita de escolhas. Ninguém colhe o que não planta. E quem não planta não colhe. O futuro nada mais é do que as escolhas que você faz hoje, no presente. Se você tem esgotado o lote diário de decisões e não tem se lembrado de Deus, é hora de parar e repensar. Escolha o caminho da fidelidade.