A palavra “esconder” nos traz uma ideia bastante negativa – como as crianças pequenas se escondendo dos seus pais quando sabem que fizeram algo errado, por exemplo. Ou como Adão e Eva, que se esconderam de Deus depois do primeiro pecado (Gênesis 3:8-10).
Mas hoje quero focar no lado positivo da palavra “esconder”.
Cresci em uma fazenda e uma das coisas que eu mais gostava de fazer por lá era procurar filhotinhos de gato. Nós tínhamos vários gatos pela fazenda. Eles ficavam do lado de fora da casa, a fim de ajudar a reduzir a população de roedores na propriedade. Na primavera, nasciam muitos gatinhos, e as ninhadas ficavam escondidas em vários lugares da fazenda. Muitas vezes, quando eu encontrava uma ninhada, a mamãe gata levava os filhotinhos para outro lugar. Quando os gatinhos cresciam o suficiente para tomar o leite que meu pai colocava todas as manhãs e noites no celeiro, eu assumia a responsabilidade de domesticá-los. Ao fazer isso, eu levava muitos arranhões nas mãos e braços; porém, a recompensa de brincar e me divertir com os gatinhos valia a pena. Eu amava todos aqueles gatos e seus filhotinhos!
Fico pensando na história contada em Êxodo 2, quando Joquebede teve que esconder seu bebê, Moisés, no meio dos juncos. Ela foi guiada por Deus para protegê-lo. Deus a abençoou com uma ideia engenhosa: preparar um berço à prova d’água no qual esconderia seu filho e salvaria sua vida. Moisés foi salvo e acabou se tornando o grande líder do povo de Deus.
Em Josué 2 encontramos a história de Raabe, que escondeu dois espiões israelitas em sua casa em Jericó. Escondê-los fazia parte do plano de Deus para dar a vitória a Israel.
Davi se escondeu do rei Saul (1 Samuel 19-24). Essa atitude preservou a vida de Davi, para que ele assumisse o trono que Deus tinha planejado para ele.
Deus também esconde os que são Dele. Salmo 27:5 diz: “Pois, no dia da adversidade, Ele me ocultará no Seu abrigo.” Nessa era de computadores e GPS é confortador ter esta promessa!
Querido Jesus, obrigada por esconder minha alma com Seu amor e por me proteger das armadilhas do inimigo.
{ Ginger Bell }